Gestores escolares fazem treinamento para atuar na prevenção ao abandono escolar

Amapá

23.11.2022

A pandemia agravou ainda mais o problema de abandono e evasão escolar no país inteiro. Com o objetivo de evitar que o estudante deixe de frequentar a escola, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), em mais uma ação com o Instituto Sonho Grande, desenvolve em 30 escolas-pilotos da rede estadual o Projeto de Prevenção ao Abandono Escolar.  

Gestores das escolas participantes fizeram nesta terça-feira, 22, no auditório da Seed, um treinamento para conhecer todo o processo do projeto, suas etapas e atores envolvidos. Toda semana será produzido um relatório que dará o diagnóstico da frequência dos estudantes, bem como seus níveis de risco de abandono (alto, médio, baixo, sem dados e sem risco) e quais ações foram feitas pela escola. 

Para que esse relatório seja produzido, todo dia os professores terão que lançar no  Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc) a frequência dos estudantes na escola. Com essa informação, gestores e técnicos escolares conseguem identificar estudantes em risco de abandono escolar e podem executar ações de prevenção, coletar informações individuais sobre o motivo das faltas e fazer uma intervenção.

O relatório classifica o aluno com base em 10 dias de nível de frequência. Se a cada 10 dias, ele faltou 8, então tem risco alto de abandono. Se possui 4 faltas é médio, 2 faltas é baixo. Para cada nível é proposto um plano de ação. Quem possui nível alto é necessário acionar a rede de proteção de busca ativa e o Conselho Tutelar, assim como entender o contexto e apoiar o retorno às aulas do aluno. E quem possui baixo é recomendado entrar em contato com os familiares e entender os motivos das faltas. 

A gestora da escola Munguba do Jari, Nauzira Queiroz, salientou que o SigEduc apresenta falhas durante sua alimentação, o que acaba desmotivando os docentes. “Os professores ficam chateados porque às vezes o sistema some com as informações que acabamos de atualizar, mas vamos fazer de tudo pra tentar engajá-los”, disse.   

O coordenador de Educação Básica da Seed, Ryan Muller, considera o projeto essencial para fortalecer o resgate do estudante em situação de abandono escolar. “Essa visualização semanal da frequência dos estudantes é importante para criarmos um plano de ação aos que estão em risco de abandono. Assim, ainda podemos resgatá-lo, e ter uma compreensão e acolhimento na busca por soluções ao que ele esteja enfrentando”, finalizou.

Escolas pilotos: Macapá - Rivanda Nazaré, Gabriel Almeida Café, Nancy Nina, Antônio Cordeiro Pontes, Daniel Carvalho, Maria Ivone Menezes, Antônio Ferreira Lima Neto, Nilton Balieiro, Raimunda dos Passos, Maria Carmelita do Carmo, General Azevedo Costa, Raimunda Virgolino, Cecília Pinto, Sebastiana Lenir, Bosque, Carapanatuba, José do Patrocínio, Benigna Moreira, Alexandre Vaz Tavares, Esther Virgolino, Maria cavalcante Azevedo, Tiradentes; Santana - Izanete Santos, Everaldo Vasconcelos, Rodoval Borges, Francisco Walcy Lobato, Augusto Antunes, José Barroso Tostes, Igarapé da Fortaleza, Almirante Barroso, José Barroso Tostes; Laranjal do Jari - Mineko Hayashida, Sonia Henriques Barreto; Oiapoque - Joaquim Nabuco, Joaquim Caetano; Pedra Branca - Maria Helena Cordeiro Pontes.

Por: Caroline Mesquita