Busão do Enem 2024 reúne cerca de 400 estudantes em Itabaiana para revisão intensiva de conteúdos

Paraíba

28.10.2024

Asegunda edição do projeto “Busão do Enem”, promovido pela 12ª Gerência Regional de Educação (GRE), aconteceu na quinta-feira (24), na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Dr. Antônio Batista Santiago, em Itabaiana, reunindo aproximadamente 400 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino para um dia de preparação intensiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, as atividades foram organizadas em oficinas temáticas, divididas entre os turnos da manhã e tarde, visando abranger todas as áreas de conhecimento cobradas no Enem, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro.

A programação incluiu um total de dez oficinas em formato de aulas, abrangendo todos os componentes curriculares presentes no Enem. As áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática foram contempladas, com matérias como Física, Química, Biologia, História, Geografia, Matemática, Redação, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol). Durante a manhã, foram realizadas três oficinas, enquanto no período da tarde aconteceram mais duas, proporcionando uma abordagem diversificada e ampla dos conteúdos mais recorrentes nas provas.

Cada aula teve a duração de 50 minutos e foi pensada para oferecer uma revisão direta dos principais temas abordados ao longo do ensino médio. A ideia foi que, ao final do dia, os alunos tivessem revisado conceitos essenciais para a prova e esclarecido dúvidas com professores especialistas em suas áreas de atuação. Um dos diferenciais da edição deste ano foi a ênfase dada às oficinas de Redação, com duas sessões específicas para a prática e discussão de técnicas de escrita que atendem aos critérios exigidos pelo Enem, tema sempre relevante para a pontuação geral no exame.

Isabele Heloisa, aluna da ECIT Itabaiana, comemorou a iniciativa falando que o evento foi maravilhoso. “Nós vivenciamos cinco aulas para a preparação do Enem e eu tenho certeza que todos os estudantes que vieram aproveitaram bastante e conseguiram adquirir muito conhecimento para realizar uma ótima prova. Estamos muito animados! Com certeza essas aulas vão nos ajudar a tirar boas notas, principalmente na redação que é tão importante para todos os estudantes”, disse. 

Para a edição de 2024, o formato do “Busão do Enem” passou por uma reformulação, concentrando as atividades em uma única escola. “A escolha das disciplinas e o formato intensivo das aulas buscaram atender às necessidades de estudantes que se encontram na reta final de preparação para o Enem. O foco nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens visou proporcionar uma base sólida e revisada dos conteúdos, permitindo que os alunos se sintam mais seguros e preparados para o exame que se aproxima. Professores relataram que a interação direta com os alunos favoreceu o engajamento e a troca de conhecimentos de forma mais prática e colaborativa”, explica a gerente regional Fabiana Figueiredo.

Além das aulas teóricas, oficinas foram elaboradas para estimular a participação ativa dos estudantes, por meio de resolução de exercícios e discussões temáticas sobre tópicos importantes. A equipe de 14 professores que conduziu as oficinas foi composta por docentes da própria regional, que contaram com apoio de material específico para a revisão intensiva. Os professores destacaram o empenho e o interesse dos estudantes ao longo do dia, salientando que muitos alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e buscando auxílio em temas específicos. 

Encerrando o evento, Fabiana Figueiredo reforçou o compromisso da 12ª Gerência Regional com a continuidade do projeto nos próximos anos. “O evento, criado em 2023 com o objetivo de revisar os principais conteúdos do ensino médio, teve sua primeira edição bem avaliada, tanto por professores quanto por alunos, garantindo sua continuidade e expansão para este ano. O nosso objetivo é consolidar o “Busão do Enem” como uma ferramenta anual de apoio para os estudantes do ensino médio, ampliando suas possibilidades de ingresso no ensino superior”, afirmou.