BNCC: Profissionais da educação de Caracaraí iniciam capacitação do DCR

BNCC em Roraima

27.09.2019

Por Marília Mesquita 

Foto: Ascom/Seed

Nesta quinta-feira, 26, teve início a capacitação do Processo de Implementação do DCR (Documento Curricular de Roraima) para profissionais que atuam em escolas estaduais e municipais de Caracaraí. A capacitação segue até este sexta-feira, 27, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco.

A capacitação é algo inédito, pois reúne profissionais da educação dos sistemas municipal e estadual e é realizada por meio do Regime de Colaboração entre o Governo do Estado através da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municípios de Educação) e o município de Caracaraí.

O secretário adjunto da Gestão da Educação Básica da Seed, Semaias Alexandre, esteve na capacitação e destacou a importância de trabalhar os alunos da Educação Infantil e Fundamental I, que são de responsabilidade do município.

“Estamos fazendo algo inédito aqui no município. Reunimos os profissionais das duas redes de ensino para trabalhar sobre a BNCC [Base Nacional Comum Curricular]. É de fundamental importantância trabalhar os alunos das séries iniciais, pois é o primeiro momento de escolarização e os alunos precisam ter uma boa recepção nessa fase”, explicou Semaias.

Além da formação geral, a capacitação conta com oito salas temáticas de acordo com as áreas do conhecimento. As oficinas são ministradas pelos redatores da BNCC e Undime, que debatem os conteúdos e fundamentos pedagógicos de cada componente curricular com os professores.

“As oficinas são um momento rico de discussão, diálogo, aprofundamento e contribuições para repensar a qualidade das aulas e acima de tudo das práticas pedagógicas”, comentou a coordenadora estadual da BNCC, Márcia Helena.

O objetivo da capacitação é realizar a formação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores para o novo Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental à luz das diretrizes da BNCC.

Além da Castelo Branco, também participam da capacitação profissionais das Escolas Estaduais José Vieira de Sales Guerra, João Rogélio Schuertz, Edmur Oliva e Roraima. “Estamos promovendo essa capacitação visando uma educação básica de qualidade para todos os alunos”, disse o presidente da Undime, Nonato Vilarins.

CAPITAL - A capacitação do Processo de Implementação do DCR iniciou na segunda-feira, 23, com a participação de 150 profissionais da capital que atuam nas Escolas Estaduais Professor Severino Gonçalves Gomes Cavalcante, América Sarmento, Doutor Ulysses Guimarães, Professora Conceição Costa e Silva, Maria Sônia de Brito, Colégio Estadual Militarizado Elza Breves de Carvalho e Professora Vanda da Silva Pinto.

O DCR foi construído mediante regime de colaboração entre Consed e Undime à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC e contou com a participação ativa dos professores como redatores.

O DCR direcionará as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.