BNCC em Roraima
27.02.2020Por Mágida Azulay Khatab
Fotos: William Roth/Secom
Um Encontro Formativo para a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e DCRR (Documento Curricular de Roraima) reúne 420 professores que atuam em 19 escolas que ofertam o Ensino Fundamental. O encontro teve início hoje, 27, e encerra nesta sexta-feira, 28,
A ação ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Estadual Francisca Élzika, no bairro Mecejana. A formação tem o foco na parte prática, nos os fundamentos pedagógicos, nas concepções no novo currículo e na elaboração do plano de aula alinhado ao DCRR e à BNCC. Os trabalhos estão sendo realizados por meio de oficinas em salas temáticas.
A intenção da formação é fazer com que o professor conheça o DCRR e se aproprie das mudanças propostas, para que possa alinhar seu planejamento e renovar suas as práticas pedagógicas em sala de aula.
A professora Rosa Maria, de Língua Portuguesa, que atua no 8° e 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Francisca Élzika, disse que a formação é essencial para que o professor tenha propriedade sobre o assunto e que o momento é de muito estudo.
“A BNCC foi uma novidade que incomodou no bom sentido todos os professores, principalmente os que estão em sala de aula, que precisam se adequar, se ajustar, conhecer o documento para que possam renovar as práticas em sala de aula. É o momento de dedicar tempo, atenção e estudo, para que tenhamos propriedade e saibamos adequar nosso planejamento ao Documento Curricular do Estado”, disse.
Em Roraima, a primeira formação foi realizada em Caracaraí, no mês de setembro do ano passado. Em dezembro ocorreu a primeira formação na capital Boa Vista. Em 2020, as formações iniciaram nos dias 30 e 31 de janeiro, em São João da Baliza. Nos dias 03 e 04 de fevereiro foi realizada em Mucajaí, atendendo também aos profissionais de Iracema, e nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Pacaraima.
Pacto interfederativo
A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, destacou que o trabalho de implementação da BNCC e dos currículos estaduais está ocorrendo em todo o Brasil, em regime de colaboração.
“É um pacto interfederativo, em regime de colaboração Consed [Conselho Nacional dos Secretários de Educação], MEC e Undime para implementação da BNCC e dos documentos curriculares dos Estados. Em Roraima, temos a adesão de 14 municípios e do Estado. Temos um documento único, onde estamos pactuando todos os processos formativos e reuniões para implementar o Documento Curricular”, enfatizou Perussolo.
A secretária ressaltou ainda que todo o trabalho está sendo feito para que os professores possam chegar às salas de aulas com novas práticas, novas metodologias e novas experiências, uma vez que o foco é a aprendizagem dos estudantes.
O vice-presidente da Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima), Claudiomiro Aguiar Ferreira, também enfatizou a importância do regime de colaboração no processo de implementação da BNCC e em outros processos.
“Estamos há três anos trabalhando nesse processo, fazendo com que todos entendam a importância do regime de colaboração em várias áreas, como transporte escolar, compartilhamento de escolas, entre outros, e o resultado está sendo positivo. Hoje, estamos na sétima formação da BNCC com a efetiva participação dos municípios”, destacou Claudiomiro.
O próximo Encontro Formativo já tem data marcada. Será nos dias 17 e 18 de março em Alto Alegre, para os profissionais de educação das redes estadual e municipal.
BNCC e DCRR
A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da modalidade da Educação Básica.
O DCRR foi construído à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC e é um instrumento estadual que direciona as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e a formação integral do aluno.
Paras etapas Ensino Fundamental e Educação Infantil, o DCRR foi aprovado pelo CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima) e atualmente ocorre a sua implementação por meio de cursos, oficinas e encontros formativos.
Para o Ensino Médio, o documento foi construído em 2019 com a participação de todos os atores do processo, como professores redatores, articuladores de etapa e equipe Pró-BNCC, também em regime de colaboração. O documento foi concluído e está em análise no CEE/RR.
Em Roraima, todo o processo de implementação da BNCC e DCRR ocorre mediante regime de colaboração entre Consed/Seed e Undime/RR.
Os Encontros Formativos são coordenados pela equipe Pró-BNCC em Roraima em parceria com o Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) da Seed.