Gestores e coordenadores pedagógicos participam de formação para reelaboração do PP do Ensino Fundamental

Roraima

13.11.2019

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Depois da aprovação do DCRR (Documento Curricular de Roraima) para o Ensino Fundamental e formação dos profissionais da Educação para estudare conhecer o documento, chegou a vez das escolas adequarem o PP (Projeto Pedagógico) ao DCRR.

Para orientar as discussões sobre a reelaboração ou elaboração do PP, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a equipe ProBNCC reuniu gestores escolares e coordenadores pedagógicos para um encontro formativo na manhã desta terça-feira, 12.

O encontro, realizado no auditório do Corpo de Bombeiros foi conduzido por Márcia Helena Maia de Lima, coordenadora da equipe ProBNCC, Luiz Eduardo Barbosa Girão, analista de gestão do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Joana Lucena diretora em exercício do DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed.

Foi definido que no dia 27 de novembro  as escolas realizarão o “Dia de Revisão do PP”. Será um momento para que os profissionais da escola, com a participação de pais e alunos, possam estudar revisar e promover adequações do PP à luz do DCRR, como explicou Márcia Helena Maia de Lima, coordenadora da equipe ProBNCC em Roraima.

“A formação do PP é uma etapa da implementação da BNCC [Base Nacional Comum Curricular], os gestores precisam trabalhar com suas equipes a revisão do PP, alinhado as diretrizes do DCRRe adequando ao seu plano de ação. As escolas que já tem projeto pedagógico vão revisar e as escolas que não tem vão elaborar o PP, sempre à luz do DCRR”, esclareceu Márcia.

Para discutir sobre o PP na escola, foram sugeridos aos gestores e coordenadores pedagógicos, alguns temas e reflexões para trabalhar junto à equipe pedagógica entre elas: relação do PP e o plano de aula; a relação do PP com os outros documentos e planejamentos institucionais da escola e ainda sobre os princípios e avaliação da aprendizagem dos alunos.

“A partir do dia de discussão do PP, a equipe gestora irá elaborar um plano de ação indicando as equipes, os objetivos e cronograma de trabalho para a revisão do PP da escola. Tem uma orientação específica para envolver toda a comunidade escolar e também os alunos”, disse Márcia Helena.

Será após a revisão do Projeto Pedagógico que o DCRR será efetivamente implementado na escola, uma vez que no PP irá constar como o trabalho será desenvolvido na instituição de ensino, garantindo as especificidades e particularidades da comunidade escolar, tudo alinhado e em consonância com o Documento Curricular.

O DCRR é um instrumento que direcionará as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas da rede estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.

Todo o trabalho de elaboração e implementação do DCRR está sendo realizado mediante regime de colaboração entre Consed e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC.

PROJETO PEDAGÓGICO

O PP (projeto Pedagógico) é um documento que define a identidade da escola. Um instrumento que apresenta as finalidades, concepções e diretrizes para o funcionamento da instituição de ensino.

Cada escola elabora o seu projeto pedagógico, pois ele irá refletir a proposta educacional da escola e deve estar alinhado às especificidades e características da comunidade em que a unidade escolar está inserida. No PP também ficam estabelecidos os projetos e atividades educativas que serão desenvolvidas pela escola para alcançar sucesso no processo de ensino aprendizagem.

Os Projetos Pedagógicos das escolas devem ser reformulados a cada dois anos a fim de que sejam adequados às novas diretrizes e legislações educacionais e também às mudanças em cada ambiente escolar.