BNCC: Comissão Estadual discute nesta quinta-feira, 04, implementação do Documento Curricular de Roraima

Roraima

04.07.2019

Por: Mágida Azulay Khatab 

Fotos: Raimundo Lima 

Com o objetivo de discutir as etapas e ações do processo de implementação do DCR (Documento Curricular de Roraima), a Comissão Estadual de Mobilização, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação se reuniu nesta quinta-feira, 04, a partir das 9h, na UNIVIRR (Universidade Virtual de Roraima).

O DCR é um documento que foi construído mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e contou com a participação ativa dos professores como redatores.

As políticas públicas educacionais e o currículo a serem ministrados em todas as escolas da rede estadual e municipal serão direcionados por meio do DCR, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação humana integral dos alunos. O documento define as aprendizagens essenciais para os alunos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Na reunião desta quinta-feira, a Comissão discutiu o plano de trabalho (metas e ações), as estratégias de divulgação e cronograma das atividades a serem adotadas para a efetiva implementação do documento nas instituições de ensino do Estado e dos municípios.

“A implementação do documento curricular à luz da BNCC tem uma metodologia de trabalho orientada pelo Ministério de Educação. É necessária, portanto, a implementação da Comissão que já está formada. Também temos o Comitê de Governança, que trabalhará em regime de colaboração para que a implementação da base se constitua e se efetive em índices de qualidade para o Estado de Roraima”, destacou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

COMISSÃO - Instituída pela Portaria N° 0882/2019/SEED/GAB/RR  de 23 de maio, a Comissão Estadual de Mobilização, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do processo de implementação do DCR em regime de colaboração com os municípios, alinhados às Diretrizes do Programa de Apoio à Implementação da BNCC conta com 21 membros.

Compõem a Comissão, a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo; secretário adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre; presidente da Undime, Raimundo Vilarins; além de representantes de órgãos como Conselho Estadual de Educação, Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa de Roraima, Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Roraima, Universidade Federal de Roraima, entre outros.

BNCC - Conforme estabelecido na LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996), a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Para outras informações sobre a BNCC, acessehttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/