Bloco da Biblioteca Pública Estadual anima público pelas ruas do Recife

Pernambuco

18.02.2020

Leitores da Biblioteca Pública Estadual (BPE) participaram, no último sábado (15), do desfile do bloco carnavalesco do setor infantil. As ruas do centro do Recife foram tomadas pela multidão que, acompanhada pela orquestra de frevo, animou as ruas da capital pernambucana.

Segundo o coordenador do bloco, Hélio Monteiro, a festa marcou o recomeço do setor infantil reinaugurado no ano passado. “A ideia de fazer o bloco foi para comemorar um ano de reinauguração do setor. Esse momento é muito especial, pois marca a importância da cultura e faz com que a gente mantenha o setor vivo com atividades, público e grande movimentação”, externou. 

“Desde o início do ano que a gente pensou em criar um bloco específico do setor infantil. Tudo começou por causa de uma atividade de máscaras que logo despertou o interesse das outras pessoas a participarem dessa ideia. Hoje, nós estamos aqui acompanhados dos nossos filhos e amigos para celebrar essa data tão especial para nós pernambucanos”, contou Fabiana Maria.

Setor Infantil - Reinaugurado em 2019, a reforma estrutural da Biblioteca Pública recebeu investimentos de R$ 1,1 mi. Desse montante, R$ 100 mil foram direcionados para o setor infantil, que agora conta com mais de 200 metros quadrados distribuídos em salão de coleções, salão de leitura, videoteca, brinquedoteca, teatro de fantoche, terraço para eventos e espaço para primeiras histórias. Este último é voltado para crianças não alfabetizadas, contendo livros específicos para este público.

Com o reforço do acervo, o espaço infantil passa a oferecer mais de 20 mil títulos, incluindo livros em braille. Um dos destaques da coleção é a área exclusiva para autores pernambucanos.  Com cerca de três mil obras, Raimundo Carrero, Osman Lins, Lenice Gomes, Luciano Pontes, Myrian Brindeiro, Socorro Miranda, Lúcia Costa, Clayton Cabral, Luciana Lyra, Homero Fonseca e Josué Limeira, são alguns dos nomes que compõem as estantes.