Alagoas
25.10.2019Texto de Manuella Nobre
Segundo dados da organização da Prova Saeb em Alagoas, 113.885 estudantes de 1945 escolas das redes estadual, privada, federal e municipais participam da prova no estado.
Nesta quarta-feira (23), às vésperas de iniciarem suas avaliações, estudantes das escolas estaduais Rosalvo Ribeiro, em Bebedouro, e Maria Amália, em Fernão Velho, receberam a blitz promovida pelo Grupo do Núcleo Estratégico de Acompanhamento Pedagógico (NEAP) da Superintendência de Políticas Educacionais da Seduc e 13ª Gere, acompanhados das gerentes do Núcleo, Jacielma Pereira, e da gere, Taciana Gomes.
“Temos ido em todas as escolas, acompanhando os últimos detalhes antes da aplicação da prova e temos nos surpreendido com as ações promovidas: algumas fizeram paródias, outras grito de guerra, uma fez o mascote “saebinho”; na outra os alunos com as metas na ponta da língua. Cada uma mais linda do que a outra”, avalia Jacielma.
A gerente da 13a Gere, Taciana Gomes, fala da mobilização em sua regional, que compreende a Alta Maceió, Bebedouro, Chã da Jaqueira e o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). “Pela 13ª Gere, nossas 55 escolas serão avaliadas e mereceram nossa atenção. Aqui na Rosalvo Ribeiro serão dois dias, amanhã e sexta-feira, com fundamental II e ensino médio, e na próxima semana a Maria Amália, da terça à sexta-feira (1), apenas fundamental I e II”, explica Taciana.
Escolas na expectativa - Numa clima de grande expectativa, as comunidades aguardam ansiosas o dia da prova. É o que revela a gestora geral da Rosalvo Ribeiro, Elaine Soares, e os alunos Ryan Henrique, da 3ª série do ensino médio, e Maria Beatriz Batista, do 9º ano Fundamental.
“Já tinha participado antes e achei muito bom. Nos preparamos desde o início do ano para este dia, por ser uma prova importante. Estou tranquila e segura”, garante Beatriz. “Foram muitas atividades durante o ano, bem dinâmico, com aulões, simulados. Amanhã estaremos todos aqui”, afirma Ryan.
A gestora Elaine fala da expectativa em relação à avaliação. “Aqui, 91 estudantes dos 9º anos e 3ª séries são aguardados para a prova. Para isto, fizemos reuniões também com os pais, professores e funcionários administrativos, estamos contando com todo mundo. Nosso grupo, nossa escola está toda mobilizada”, revela.