Blitz da Conscientização

Pará

13.06.2019

Brasil sem trabalho infantil. Esse foi o recado que a comunidade escolar da rede estadual repassou aos paraenses na manhã desta quarta (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Mais de 20 escolas da Grande Belém participaram de uma grande mobilização na Blitz da Conscientização, campanha desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que visa conscientizar as pessoas para a triste realidade de milhões de crianças e adolescentes que abandonam as escolas para trabalhar nas ruas das grandes cidades brasileiras.

A campanha deste ano teve como principais parceiras as escolas da rede pública de ensino. Alunos, professores e gestores ocuparam ruas e praças para alertar a população para o tema. Cada escola realizou a sua programação. Em Icoaraci, os alunos da Escola Yolanda Leduc fizeram cartazes com palavras de ordem contra o trabalho infantil e ocuparam faixa de pedestres para chamar a atenção da população. Na Escola Mário Barbosa, cerca de 30 estudantes se uniram em torno de uma enorme faixa com os dizeres “Combate ao Trabalho Infantil. Na Escola Antonio Moreira Júnior teve estande e panfletagem para conversar com os moradores do bairro. Na Paulo Maranhão os alunos ocuparam as ruas, teve banda e até super heróis pra defender as crianças. Na Desarina Nascimento Souza a manhã foi de debates em sala de aula e conscientização com distribuição de folderes nos ônibus. O mesmo se repetiu em outras escolas durante toda a programação.

A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8 deu início às atividades alusivas ao Dia ainda na terça (11), no espaço da Comissão. Estudantes da escola estadual Professor Waldemar Ribeiro apresentaram trechos dos livros que foram lidos durante o Projeto de Leitura “A Coruja Vai aos Bairros e quer saber:  Qual a moral? ”, criado pela Comissão com o objetivo de estimular jovens a desenvolver o hábito da leitura de livros infanto-juvenis. A atividade lúdica contou ainda com a participação do artista Leonel Ferreira e do poeta Renato Gusmão.

No mesmo espaço, voluntários e padrinhos também participaram da palestra “Alternativas de luta contra o trabalho infantil diante do elevado desemprego e da atual realidade político econômica do Brasil”, com o Desembargador do Trabalho James Magno de Araújo Farias, do TRT16. Gestor nacional da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, o desembargador destacou a importância da ação. “O dia 12 é o dia de amor, de carinho, de chamar a atenção para esse tema. A luta pelo fim do trabalho infantil é um sonho que não se encerra, que tem de ser multiplicado”.



Foto: Eliseu Dias