Bienal do Livro: Thiago Pampolha e Roberta Barreto trocam experiências com alunos no estande ‘Educação de talento’

Rio de Janeiro

01.09.2023

Foto: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ

Exposição de alunos e professores, bate-papo com escritores, lançamento de livros, jogos, brincadeiras e muita diversão. Foi neste ambiente, entre estudantes e educadores, que o governador em exercício Thiago Pampolha e a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, deram início à festa literária no estande da Seeduc-RJ, na 21ª Edição da Bienal do Livro, no Riocentro.

Thiago Pampolha destacou a importância da defesa da cultura do livro:

– Trago o abraço do nosso governador Cláudio Castro. É emocionante ver a nossa rede de ensino passando conhecimento e trazendo formas de ensinar aos visitantes da feira. Todos os dias, teremos professores que são autores expondo seus livros na Bienal. Estaremos aqui para abraçá-los, comprar seus livros e fazer parte dessa festa – afirmou Pampolha.

A secretária Roberta Barreto lembrou que o espaço foi planejado, com muito carinho, para receber alunos e visitantes que passarão pelo estande durante os dias da feira.

– Temos lindos exemplos aqui de talentos da rede e todos poderão conhecê-los. Serão dias de muitos jogos e brincadeiras, conversas com estudantes e professores- autores, exposição virtual de línguas vivas e quiz intercultural – comemorou a secretária.

A Secretaria de Estado de Educação disponibilizou para os alunos 20 mil vouchers de R$ 100 para serem usados na feira. E cinco mil profissionais de educação também poderão fazer compras de R$ 200 por um aplicativo.

Crianças e jovens deixam desenhos e assinaturas em quadro

Neste primeiro dia, a programação começou com projetos tecnológicos desenvolvidos na rede estadual de ensino. Alunos do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, trouxeram um fliperama criado com materiais recicláveis. O equipamento foi uma das sensações do estande, divertindo a todos os apaixonados por videogame. Daniel Tavares Neves, de 16 anos, e Deivid Barros, de 17, falaram sobre o surgimento dos games desde a década de 1940 e a proposta pedagógica do Clube de Robótica da escola, que envolve vários alunos.

– Foi emocionante apresentar o projeto aqui. Esse fliperama foi estruturado a partir de uma porta velha de armário que ia ser descartada lá em casa. Achei que podia ser aproveitado no nosso projeto e levei para a escola – contou Daniel.

– Nosso objetivo é oferecer divertimento para os alunos, a partir do lúdico – completou Deived, que faz questão de dizer que o jogo só fica disponível na escola durante os intervalos. 

Ainda na área da robótica, o Ciep E>Tec 441 Mané Garrincha, em Magé, trouxe para Bienal vários modelos de carrinhos autônomos criados na oficina de robótica da escola, unidade que trabalha tecnologia e sustentabilidade.

Equipados com sensores de luminosidade ou ultrassônicos, eles identificam obstáculos ou seguem uma linha definida pelos jogadores. Os estudantes Allan Scott, Antônia Palhano, Ketlen Soares e Lucas Martins foram orientados pelo professor Sidney Cardoso.

– Vim de uma escola que não promovia passeios educativos. Não tinha nada disso que estou tendo no Mané Garrinha, como a oportunidade de conhecer novos espaços, de ter contato com a robótica e ainda entender a importância de participar de desafios como a Olimpíada Brasileira de Matemática – conta o aluno Alan, que já está classificado para a segunda fase da edição deste ano.

Ana Paula Martins, há oito anos atuando como professora de Física do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em Campo Grande, teve a oportunidade de expor seu e-book “A luz, sua história e suas tecnologias” para professores. A obra vem conquistando também os amantes da ciência.

A tarde foi hora de bate-papo com as alunas Anna Gabriela Costa e Karinne Evelyn, do Ciep Intercultural Brasil México Professor Sylvio Gnecco de Carvalho, em Duque de Caxias. As duas são autoras de poesias da coletânea “Sarai Afro Indígena” e de um Quiz Intercultural para desafiar a garotada.

O segundo dia de Bienal também promete. Entre as várias atividades que vão animar o sábado, estão contação de história, oficinas de poesia, tirinhas na educação e exposições.