Bibliotecas escolares do Agreste realizam intercâmbio de leitores

Pernambuco

05.05.2022

As professoras Maria Gomes e Raimunda Abreu são coordenadoras das bibliotecas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira, em Bom Jardim, e da EREM  Nossa Senhora Auxiliadora, em João Alfredo, ambas no Agreste de Pernambuco. Comprometidas com a melhoria dos níveis de leitura e escrita, elas estão realizando projetos de compartilhamento de experiências leitoras.

Na última quarta-feira (04), estudantes da EREM Justulino Ferreira visitaram a biblioteca da EREM Nossa Senhora Auxiliadora com o objetivo de apresentar o Projeto Rede de Leitores, trocando vivências e exemplos de práticas exitosas de leitura de cada uma das escolas.

Para a professora Maria Gomes, essa iniciativa reforça a importância da troca de aprendizagens entre os estudantes. “O Projeto Rede de Leitores saiu da escola e ganhou outros espaços com o objetivo de ampliar ao máximo possível essa corrente de leitores”, enfatizou.

“Foi uma experiência enriquecedora e uma troca de ideias maravilhosa. Todos foram extremamente acolhedores e gentis. O bate-papo literário também foi incrível. Apresentamos nosso projeto JUSTULÊ, o jornalzinho escolar, e conhecemos um pouco da Biblioteca Machado de Assis, especialmente o grupo Ratinhos de Biblioteca. Agora, nossa escola aguarda ansiosa a visita dos estudantes da EREM Auxiliadora”, afirmou a aluna Vitória Gabrielly.

“O intercâmbio entre os projetos “Ratinhos de Biblioteca” e “Rede de Leitores” foi um momento valioso de troca de experiências leitoras. Os estudantes demonstraram bastante desenvoltura no debate sobre os livros lidos, compartilhando suas reflexões críticas. Nós pudemos comprovar o efetivo poder transformador que a leitura tem”, comentou Raimunda Abreu.

Foto: assessoria SEE - Divulgação