Biblioteca Pública promove atividades em alusão à Semana do Livro e da Biblioteca

Pernambuco

25.10.2019

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) realizou, nesta quinta-feira (24), por meio do projeto Encontro das Nações, um bate-papo e uma intervenção formativa com o Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife em alusão à Semana do Livro e da Biblioteca. A ação envolveu as crianças do projeto “Les Cabres”, do Núcleo de Língua Francesa da UFPE desenvolvido na Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, e com o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco (SBPE). 

Durante a manhã, a atividade aconteceu no Setor Infanto-juvenil com a escritora franco-brasileira, Pauline Alphen, que conversou com o público sobre o universo da literatura infanto-juvenil e realizou atividades de leitura dirigida e compartilhada sobre seus livros. À tarde, foi a vez de a autora realizar uma intervenção voltada para o aprimoramento das equipes das bibliotecas públicas municipais do Estado. 

Pauline está realizando uma turnê pelo Brasil, através do projeto “Meu Festivalzinho”, criado e lançado em 2015 pelo escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil/Instituto Francês do Brasil. “Eu estou muito feliz por estar no Nordeste, aqui na Biblioteca Pública de Pernambuco, falando sobre a literatura. É muito importante o trabalho que é feito aqui no Estado com as bibliotecas, esse incentivo que é dado à população numa era tão tecnológica, onde os aparelhos eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço nas nossas vidas”, disse. 

Marion Fanjat, Adida de Cooperação do Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife, celebrou a parceria com a BPE. “Estamos muito felizes com essa atividade, pois a Biblioteca Pública do Estado possui um acervo de livros franceses muito rico e a estrutura deste equipamento está muito inserida na nossa própria filosofia de trabalho e cooperação. Já estamos pensando nas próximas parcerias e esperamos envolver muitos pernambucanos”, adiantou.