Pernambuco
23.04.2018Na última sexta-feira (20), a Biblioteca Pública do Estado (BPE) recebeu a solenidade de comemoração dos dez anos do projeto Pasch (Escolas: uma parceria para o futuro). O evento, aberto ao público, contou com a participação de representantes do Consulado da Alemanha e da Secretaria Estadual de Educação (SEE), além de apresentações musicais da Escola Técnica de Criatividade Musical (ETECM) e um agradecimento especial do estudante Daniel Câmara, que fará um intercâmbio em Frankfurt por meio do projeto.
A cerimônia também marcou o início de uma exposição sobre o Pasch no hall de entrada da BPE, que fica em cartaz até o dia 04 de maio, das 8h às 20h45. “O Pasch é um projeto de muita importância para o aprofundamento da relação Brasil/Alemanha. O que a gente tem colhido aqui é a disseminação da língua alemã nas escolas e instituições culturais. Os estudantes pernambucanos são muito esforçados, dedicados a aprender o idioma, e a gente quer justamente isso; mostrar que não é tão difícil aprender alemão, e que a língua tem diversas utilidades, como o enriquecimento cultural, mais oportunidade no mercado de trabalho e aprimoramento dos estudos”, pontuou Bernardo Fialho, assistente do Consulado da Alemanha.
Representando a SEE, Neuza Pontes, gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, falou do impacto do programa nas duas escolas ligadas à sua Regional; Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora, e Ginásio Pernambucano da Avenida Cruz Cabugá. “Mais de 30 estudantes do GP Aurora já fizeram intercâmbio na Alemanha pelo projeto, diversos estudantes ingressaram em universidades públicas e foram estudar no país pelo Ciências sem Fronteiras, e alguns, hoje em dia, trabalham no Brasil ensinando a língua alemã. A gente enxerga que esse contato com o idioma tem sido uma grande oportunidade para os nossos jovens e um diferencial nas suas vidas”, detalhou.
O próximo a embarcar para a Alemanha é Daniel Câmara, aluno do projeto no GP Aurora. Ele viaja em julho e pretende trazer do país mais fluência na língua e uma bagagem cultural. “Eu conheci o idioma assim que cheguei no GP. Comecei a estudar e me identifiquei. Fiz a prova para a bolsa do Pasch e fiquei muito feliz ao ver o resultado. Estou ansioso para viajar, para conhecer uma nova cultura e exercitar meus conhecimentos na prática. Sou muito grato ao governo do Estado e ao Consulado da Alemanha por essa oportunidade que meus pais não puderam me dar”, declarou o jovem, emocionado.
A iniciativa “Escolas: uma parceria para o futuro” (PASCH) é realizada através do Goethe-Institut, instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional. Na rede estadual de Pernambuco, as duas unidades da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano (GP), localizadas na Rua da Aurora e Av. Cruz Cabugá, são parceiras do projeto.