Biblioteca Pública do Estado homenageia centenário do Bloco das Flores com exposição

Pernambuco

19.02.2020

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) homenageia o Bloco da Flores, o mais antigo bloco lírico de Pernambuco. Peças do acervo foram disponibilizadas pela presidente, Zenaide Silva, e estão expostas no hall de entrada da biblioteca. Os usuários têm a oportunidade de conhecer um pouco da história do bloco através de figurinos, fotos e honrarias concedidas ao grupo. A exposição é uma continuidade do projeto Homenagem aos Blocos Líricos de Pernambuco, iniciado em 2018 com o Bloco Lenhadores. A mostra fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 20h45, e aos sábados, das 9h às 13h30, com entrada gratuita, até o dia 28 de fevereiro.

A agremiação foi fundada em 1920, no bairro de São José, no Recife, e inicialmente recebeu o nome de “Flores Brancas”. Dois anos depois o nome mudou para Bloco das Flores. O bloco nasceu para proporcionar condições de participação das mulheres no carnaval de rua do Recife. O espaço do bloco servia para separar, por meio das cordas, as mulheres membros evitando assim a mistura com a massa acostumada a acompanhar os clubes de frevo.

“Ficamos muito felizes quando a presidente do bloco, Zenaide Silva, aceitou nosso convite para apresentar a comunidade sua história. O bloco está sendo homenageado neste carnaval pela Prefeitura do Recife pelos seus 100 anos de fundação e a Biblioteca Pública do Estado também está fazendo parte dessa homenagem”, considerou Hélio Monteiro, gerente da biblioteca.

“Estou muito honrada com o convite da BPE com está homenagem aos 100 anos do Bloco das Flores. Isso representa o reconhecimento e a importância da agremiação para o surgimento de tantos outras que floresceram a partir dela. Essa homenagem veio num momento especial a qual eu agradeço muito”, externou a presidente do bloco, Zenaide Silva.