Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco: há 168 anos promovendo leitura e educação

Pernambuco

05.05.2020

Um dos maiores e mais importantes equipamentos públicos de promoção da leitura, da pesquisa e da educação de Pernambuco comemora, nesta terça-feira (05), 168 anos. A Biblioteca Pública do Estado (BPE), situada no Recife, é um dos principais instrumentos de transformação social e espaço de manutenção e preservação da memória e cultura dos pernambucanos há quase dois séculos. Motivo de orgulho para Pernambuco, a BPE cumpre sua função social, atendendo  centenas de pessoas diariamente que buscam o espaço para desbravar mundos. 

O bairro no qual a Biblioteca está situada é Santo Amaro, ao lado do Parque 13 de Maio, cujo entorno é repleto de escolas. A BPE conta com um vasto acervo literário, com cerca de 280 mil obras e diversos setores, além de possuir aproximadamente 370 mil exemplares de jornais antigos; 15 mil obras raras, 6 mil obras em braile e obras com legendas em Libras.

Por dia, o espaço recebe, em média 1.200 pessoas que vão ao equipamento para estudar, participar de eventos literários, fazer consulta e pesquisa em obras raras, jornais antigos, e circular entre os setores Infanto-juvenil, Obras de Referência, Braile, Obras Raras, Cronografias, Acervo Geral, Acervo de Referência, Acervo de Processamentos Técnicos, entre outros.

“A Biblioteca é um espaço disponível para todos e para todas de forma gratuita, onde é promovido diariamente um intercâmbio de conhecimento, educação e até laços de vida. É muito importante, principalmente no momento em que estamos passando, onde a informação é a arma principal para enfrentar esta pandemia, comemorar o aniversário de um espaço tão essencial nas nossas vidas”, ressalta Hélio Monteiro, gestor da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. 

Devido ao período de isolamento social em que o Brasil e diversos países do mundo inteiro estão enfrentando para conter a propagação do novo Coronavírus, o acesso à BPE encontra-se suspenso por tempo indeterminado. No entanto, os funcionários estão se revezando para realizar transmissões ao vivo com contações de história e dicas de pelo Instagram da Biblioteca: @bibliotecadepe. “Enquanto estamos de home office, vamos montando diretrizes para retornar às nossas atividades presenciais em breve, com o máximo de segurança. Enquanto isso não acontece, contamos com a presença de todos nas nossas lives pelas redes sociais”, acrescenta e convida o gestor.