Bandas marciais de escolas estaduais participam de ensaio do Circuito Interescolar de Esporte de Bairros

Sergipe

28.08.2023

 

Oito bairros contemplados e mais de mil 2.600 mil alunos envolvidos no corpo de percussão dos ensaios das bandas marciais e 1300 alunos no circuito esportivo. O primeiro Circuito Interescolar Esportivo de Bairros promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, levou aos bairros de Aracaju, lazer, civismo, coletividade, interação e movimentou a economia local, além de servir como parâmetro para o desfile cívico do Sete de Setembro.

 

 

O bairro Santos Dumont foi o primeiro a receber o circuito de ensaio geral no dia 18 de agosto, finalizando neste domingo, 27, no bairro 18 do Forte. Mais seis edições passaram também pelos bairros Bugio, Augusto Franco, Siqueira Campos, Orlando Dantas, Ponto Novo e Santa Maria. Os ensaios foram considerados uma prévia para o desfile cívico do dia 7 de setembro, a ocorrer na avenida Barão de Maruim, em Aracaju, este ano no turno da manhã e tarde, a partir das 7h.

 

Durante o fim de semana, dez bandas marciais e instituições convidadas levaram alegria para o Siqueira Campos (sábado) e o 18 do Forte (domingo). A tradicional banda marcial do Centro de Excelência José Rollemberg Leite participou dos dois dias de ensaios, composta por 69 integrantes, divididos em pavilhão de linha de frente com porta estandarte da escola, corpo coreográfico e a baliza que conduziu os 48 ritmistas do pavilhão de percussão.

 

“É um show de talento, de alegria, de ritmo, de civilidade, de amor a Sergipe, engajamento da comunidade escolar. Esperamos todos no tradicional desfile de 7 de setembro”, convidou o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.

 

A banda de percussão da Escola Municipal Maria Thétis Nunes convergiu os olhares da plateia para ela, por ter em seu corpo coreográfico acrobacias e um percussão composto por 80 alunos da comunidade escolar. A banda de percussão sinfônica participou de diversos concursos pelo país, sendo considerada uma das mais tradicionais do município de Aracaju.

 

O Centro de Excelência João Costa foi representando na avenida por sua banda que integrou atabaques e outros instrumentos ao corpo percussivo. Eles prometem levar para o Sete de Setembro um ritmo mais compassado e festivo, tendo como instrutor Alan Guerra e como auxiliar, Renato Zuzarte. “É um momento de interação com outras bandas, de coletividade, alegria. Vamos levar o corpo de percussão completo para a avenida”, afirmou Zuzarte.

 

Do Centro de Excelência Olavo Bilac, 85 componentes integram a banda que também encorpou talentos da comunidade, com o intuito de levar para o coletivo expressão musical, corporal e artística, sendo considerada uma das únicas bandas de percussão que encenam coreografias enquanto tocam. 

Para o superintendente da Educação, Edson Costa, os ensaios superam as expectativas. Ele destacou que seriam momentos de fazer testes, verificar o que pode ser potencializado e o que precisa ajustar para o Sete de Setembro. Porém, a iniciativa superou, e o que deveria ser somente quatro bandas por dia, chegou a ter seis bandas e instituições que procuraram para participar. “Estamos preparados para o desfile de 7 de setembro. Concluímos os ensaios com chave de ouro, e nos próximos anos avançaremos para mais bairros”, afirmou.