Banda Marcial do Ginásio Pernambucano recebe novos fardamentos

Pernambuco

02.09.2019

Com 50 anos de história, a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano (BMGP) é a mais antiga do Estado, e recebeu, na última sexta-feira (30), o seu novo fardamento. A entrega foi feita pelo secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, localizada na avenida Cruz Cabugá. 

Atualmente, a banda conta com 50 componentes e recebeu os uniformes compostos de botas, calça, túnica, cinto e barretina. A estreia da vestimenta será no concerto em comemoração ao meio século da agremiação, que acontecerá nesta terça-feira (03), no Teatro Beberibe. “Estou muito feliz em entregar esses uniformes e comemorar, junto aos que  fazem o Ginásio Pernambucano, os 50 anos da banda. Acompanho o trabalho da banda muito antes de me tornar secretário e posso dizer que é um trabalho muito bonito e que merece todo o nosso apoio”, pontuou Fred Amancio.

Waldirei Rodrigues é maestro da BMGP há 10 anos e se sente emocionado com cada conquista da banda. “É um fator muito importante o fardamento, faz parte de um conjunto de coisas fundamentais para uma banda marcial. Receber um novo uniforme quando estamos completando nossos 50 anos é uma honra. Com certeza será um marco na trajetória da BMGP”, disse. As músicas que serão apresentadas no concerto marcaram a história da banda. O repertório fará um passeio dos anos 70 aos dias atuais e será apresentado em uma hora de espetáculo. “Vamos mostrar a trajetória da nossa bandas através das músicas, são cinco décadas e cada uma será lembrada com muito carinho. Será uma bela apresentação”, completou o maestro. 

Participando da banda há cinco anos, tocando trompete, Suelem Almeida se sente honrada ao vestir o novo fardamento. “É muito gratificante participar da banda e hoje, num momento tão especial para a BMGP, receber nosso uniforme é maravilhoso. Fico feliz em saber que podemos contar com o apoio do Governo do Estado na preservação desse patrimônio que é a banda do Ginásio Pernambucano”, ressaltou. 

“Logo que entrei, não imaginei que iria me apaixonar e, hoje, eu vivo para a banda. É um sentimento inexplicável. Quando vi o uniforme, fiquei encantado. Será um marco na história da BMGP, estamos prontos para todos os desafios e faremos nosso melhor trabalho”, declarou o jovem Janderson Souza, que está na banda há quatro anos e também toca trompete. 

“Estamos preparando um belo espetáculo. A banda está preparada, vem trabalhando duro para as competições, para o concerto e para o desfile de 07 de setembro. Então, esse novo material só engrandece nossas apresentações. Estamos muito felizes com a conquista”, falou Waldenilson Cunha, coordenador de Bandas e Fanfarras da Secretaria de Educação e Esportes.