Baile de encerramento dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa leva lotação máxima ao Clube das Pás

Pernambuco

04.10.2019

Após uma semana repleta de programações, foi encerrada, nesta quinta-feira (3), a 21ª edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa. A festividade que marcou o fim do ciclo foi realizada no Clube das Pás, no Recife, e reuniu 46 grupos de convivência de 16 municípios de Pernambuco. Ao todo, o espaço recebeu mil e duzentas pessoas, lotação máxima da casa. O evento é promovido pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

A festa contou com uma animada apresentação da orquestra do Clube das Pás, que tocou um repertório variado, indo de músicas dos anos 70 até os dias atuais. Também foram entregues troféus para os grupos participantes, além de premiações especiais para as equipes com melhor barraca de artesanato, melhor barraca de comida e torcida mais animada. O dia ainda reservou a escolha da Musa dos Jogos. Após um desfile das candidatas, sempre com idade acima dos 60 anos a bancada avaliadora, formada por Adriana Salazar, superintendente de Esportes, o jornalista Jota Ferreira e Álvaro Melo, diretor administrativo do Clube das Pás, escolheu Maria da Conceição Campelo, de 67 anos, como a vencedora. 

Dentre as tantas figuras da melhor idade presentes na festa, algumas já são bastante conhecidas no evento. É o caso de seu Antônio Lopes. Aos 84 anos, ele já participa dos Jogos e frequenta os bailes há mais de 15 anos. “Estava precisando mexer meu corpo, e nos Jogos da Pessoa Idosa encontrei essa possibilidade, além de adorar a congregação que o evento permite. É muito boa essa troca de experiência com outras pessoas. Sem falar na dança, que eu adoro, e é um movimento capaz de transformar o corpo”, contou o aposentado, que dedicou a sua vida às aulas de Educação Física, já que  era professor das redes Estadual e Municipal de ensino. 

Dona Maria José Silva também é veterana nos Jogos Solidários da Pessoa Idosa, e ainda escolheu o baile de encerramento para comemorar seu aniversário de 78 anos, completados nesta quinta. Ela esteve no Clube da Pás ao lado do grupo Luz Divina, de Maranguape I, Paulista, do qual é presidente. “Já venho há mais de dez anos e é sempre uma sensação tão boa. A gente se sente tão leve e realizada com os jogos, é a semana toda de alegria. Aqui esquecemos todos os nossos problemas e vivemos só o momento. Quando termina, voltamos para casa com muita felicidade”, confessou. 

O secretário executivo de Esportes, Diego Pérez, comemorou o sucesso de mais uma edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa. “Esta é uma maneira muito especial de encerrar a maior e melhor edição dos Jogos da Pessoa Idosa. Nada melhor do que comemorar do jeito que eles gostam, com muita música, dança e com muita animação”, arrematou.