O encontro reúne representantes dos Estados e Distrito Federal e é a última reunião ordinária do fórum no ano de 2013
Secretários de Estado da educação e representantes das Secretarias de Educação de todo o Brasil estão reunidos, entre os dias 21 e 22 de novembro, na IV Reunião Ordinária do fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed. A reunião acontece no Salão Jorge Amado do Iberostar Hotel, na Praia do Forte, localizada na região metropolitana de Salvador - BA.
A cerimônia de abertura da IV Reunião do Consed, contou com a participação da Orquestra de Berimbaus Afinados, regida por Dainho Xequerê, que executou uma singular interpretação do Hino Nacional Brasileiro.
A presidente do Consed, professora Maria Nilene Badeca da Costa - secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, abriu os trabalhos agradecendo aos baianos pela hospitalidade, o trato e o cuidado em recepcionar a IV Reunião. Nilene fez uma síntese da agenda de trabalho destacado a importância da pactuação com o MEC, em relação ao debate sobre currículo. "Quem faz acontecer o Ensino Médio são as nossas escolas, que são responsáveis por 85% dos alunos".
Para a presidente a reestruturação do Ensino Médio vem sendo discutida há bastante tempo , "temos discutido o currículo do Ensino Médio e o debate tem sido intenso para reestruturar este currículo".
O Secretário de Educação Básica do MEC, Romeu Caputo apresentou um breve informe sobre os encaminhamentos legais quanto à formação dos profissionais da educação e disse que “fazer política pública de educação requer respeito à federação, aos estados" apontando para a oportunidade, em conjunto, de desenvolvimento de ações e programas.
O anfitrião do Fórum, Osvaldo Barreto Filho, secretário de Educação do Estado da Bahia, fez uma saudação lembrando da alegria do povo baiano, tradicionalmente acolhedor, e transmitindo a mensagem de boas vindas do governador Jacques Wagner. Barreto , que também é o 3° vice-presidente do Consed, destacou a importância desta última reunião que debaterá um série de temas cruciais para a educação brasileira.
Gestão da Educação - Ainda na primeira manhã do encontro aconteceu a apresentação do Secretário de Estado da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, sobre a Gestão da Educação no Estado. Barreto fez um balanço dos avanços alcançados nos últimos anos, contextualizando que anteriormente existia um desconhecimento em relação às escolas - “não se sabia sobre as unidades”, pontuou. Barreto disse que "hoje, o foco das ações foi dado à escola. Temos 10 compromissos que consolidam essa linha, enquanto, política de educação do Estado".
Para Barreto o grande desafio contínuo da secretaria é "promover uma educação pública e de qualidade, a rede estadual implementa uma política educacional inclusiva que beneficia cidadãos e cidadãs, desde a educação infantil até pessoas da terceira idade, assegurando a todos o inalienável direito de aprender". O secretário enumerou uma séria de boas práticas efetivadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia: o Pacto com Municípios pela Alfabetização e, em parceria com 370 municípios, garante a alfabetização, com letramento, de 143 mil crianças até os oito anos de idade; o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar; o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) oferta o ensino médio a mais de 15.800 estudantes de áreas remotas e rurais do estado.
O secretário, também destacou, as ações na educação profissional que saltou de 4.016 matrículas, em 2006, para mais de 64 mil em 2013, com 80 cursos técnicos de nível médio alinhados às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade.
Por fim, Osvaldo Barreto destacou a importância deste espaço de apresentação das ações das secretarias na reunião do Consed. Ele acredita que os secretários presentes ao Consed "levarão boas impressões do nosso estado. Afinal, estes dados exemplificam os esforços empreendidos por todos aqueles que formam a rede de educação do estado da Bahia e que se dedicam à requalificação do sistema público estadual de educacão".
Reforma curricular - O encontro que reúne os Estados e o Distrito Federal tem ainda entre os assuntos discutidos a construção de uma base curricular comum para o ensino médio, abordado no período da tarde, pela professora da faculdade de educação da Universidade de São Paulo – USP, Paula Lousano. Ainda sobre o tema acontecerão debates sobre a reforma curricular do Ensino Médio, tendo em vista a melhoria dos indicadores desta importante etapa escolar.
Assessoria de Comunicação do Consed