Bahia elabora documento com proposições para o Plano Nacional de Educação (PNE)

Bahia

08.04.2022

As propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação no país, elaboradas por mais de mil educadores, gestores municipais, estudantes e representantes dos diversos segmentos sociais da Bahia, foram traduzidas em um documento elaborado durante a 4ª Conferência Estadual de Educação (COEED), realizada na quinta (7) e nesta sexta (8), em Salvador, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEEBA). O documento é resultado de uma série de discussões realizadas, ao longo do último ano, nas conferências e fóruns municipais de Educação, nos 417 municípios baianos, e que será apresentado na Conferência Nacional Popular de Educação, em julho, no Rio Grande do Norte (RN).

Para chegar a sistematização do documento, os participantes da COEED se envolveram em mesas de discussões por eixos temáticos e colóquios, que trataram dos diversos temas relacionados às políticas educacionais, a partir do tema central "Em defesa da democracia, da diversidade e da educação pública com participação popular". 

A coordenadora da COEED, Alessandra Assis, fez uma avaliação deste processo. "Vivemos nestes dois dias um momento histórico! Debatemos o direito à educação para todos os cidadãos com a participação dos 95% dos municípios baianos. Os representantes denunciaram o deliberado desmonte do governo federal de décadas de conquista, a exemplo do corte radical de recursos para o financiamento da Educação", afirmou.

Para a coordenadora, a COEED deixa vários legados, que vão além do documento-base. "Na COEED, compartilhamos preocupações de como o aumento da pobreza impacta na escola. Uma das principais consequências é o abandono escolar. E é pensando de maneira global, que foi apontada a necessidade de reconstruir um projeto de nação soberana, tendo a educação um papel estratégico pelo que representam para a emancipação, preparação para o trabalho e formação plena das pessoas", destacou.

O estudante egresso da rede estadual de ensino, Bruno Oliveira Santos, que fez o curso técnico de nível médio em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, em Jequié, e esteve do evento como delegado, falou da importância da participação estudantil na conferência. “É essencial que cada vez mais os estudantes participem de eventos como este, pois é uma conferência democrática e que envolve vários segmentos. É uma oportunidade dos estudantes trazerem as suas contribuições a partir da realidade que eles vivenciam nas escolas, pois a voz do estudante também precisa ser ouvida”, disse o jovem, que atualmente cursa Sistema de Informação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Nacional na defesa das proposições realizadas pelos baianos. 

A conferência foi encerrada, oficialmente, nesta sexta-feira, com a palestra sobre o tema "A defesa da educação como um projeto de sociedade", ministrada por João Carlos Salles, reitor da Universidade federal da Bahia (UFBA). No entanto, neste sábado (9), ainda como parte da COEED, no mesmo local, acontecerá o  último dia de atividades do 3º Encontro de Fóruns Municipais de Educação.