Paraíba inaugura primeira de 10 novas salas de aula da Educação em Prisões

Paraíba

06.07.2023

"Gratificante”, “ótimo”, “excepcional”, “maravilhoso”, “excelente”. Essas foram as palavras usadas pelos reeducandos da Cadeia Pública de Mamanguape para expressar sua gratidão e entusiasmo durante a inauguração da sala de aula do programa Educação em Prisões, realizada nesta segunda-feira (03). A inauguração marca o primeiro passo da nova meta do Governo do Estado que visa abrir 10 novas salas de aula até o final do ano nas unidades prisionais, elevando o número total de salas na Paraíba de 45 para 55, ou seja, 83% das 66 cadeias públicas estaduais.

A educação nas prisões é uma iniciativa conjunta do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária e da Secretaria de Estado da Educação,realizada através do Plano Estadual de Educação em Prisões para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal.

Segundo o diretor da Cadeia Pública de Mamanguape, Deijacir De Oliveira, dos aproximadamente 75 indivíduos privados de liberdade da unidade prisional, 24 terão a oportunidade de estudar na nova sala de aula. 

A sala de aula recém-inaugurada está totalmente equipada, contando com quadro, carteiras, TV, banheiro, armários, bebedouro e materiais escolares. O Gerente de Ressocialização, João Rosas, também anunciou durante a inauguração que equipamentos para aulas de informática estão previstos para chegar em breve.

Ainda no decorrer da cerimônia, Célia Varela, gerente executiva da Educação de Jovens e Adultos, representando a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, afirmou que a educação está sendo prestada para ajudar os reeducandos a conquistarem um futuro promissor. Ela incentivou os alunos a se comunicarem com os professores e gestores, sugerindo melhorias nas aulas.

Presente na inauguração, o gerente da 14ª Gerência Regional de Ensino, Gemerson Roque, falou sobre o apoio que será prestado para garantir a melhor educação aos alunos. "A educação é uma oportunidade que poucos tiveram anteriormente. Portanto, vamos superar isso hoje. Vamos criar projetos para que vocês tenham habilidades profissionais e estejam qualificados quando saírem daqui. Sejam felizes", disse ele aos presentes.

O estudante ressocializado, Márcio Silva, recentemente aprovado na faculdade de Pedagogia por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), contou da sua felicidade por poder cursar uma universidade e expressou o desejo de se tornar um professor para ajudar mais pessoas por meio do poder da educação. "A educação me transformou. Hoje sou universitário graças ao Encceja e ao Enem. Estou matriculado pelo Prouni na faculdade de pedagogia. Meu objetivo é me tornar um futuro docente e encorajo todos aqui a perseguirem seus sonhos. Isso é apenas o começo", relatou.

O professor Izidório Lima, responsável pelas aulas na nova sala, destacou a importância de levar a educação a todos os lugares, sem exceção, e parabenizou o empenho de todos os presentes na abertura das novas salas. "É uma enorme satisfação estar aqui ensinando a vocês. Farei o máximo para garantir que tenha um futuro promissor”, falou aos alunos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da coordenadora estadual da Educação nas Prisões da Paraíba, professora Eliane Aquino; do gestor da escola, Renan Ferreira; do diretor da unidade, Deijacir De Oliveira; do Gerente de Ressocialização da SEAP, João Rosas; do gerente da 14ª Gerência Regional de Ensino, Gemerson Roque; da Gerente Operacional do GEEJA, Célia Varela; da juíza Candice Queiroga de Castro Gomes Ataíde; além da representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Virgínia Pessoa; entre outros.