Avaliação mede aprendizagem dos alunos da Rede Estadual de Ensino

Rio Grande do Norte

05.11.2019

Nesta terça-feira (5), a rede estadual de educação realiza as provas da 4ª edição do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (SIMAIS). A avaliação, realizada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, tem por objetivo apontar indicadores mais precisos sobre aprendizagem dos estudantes. 

Por meio de questões de múltipla escolha, serão avaliados conhecimentos e habilidades em leitura (em Língua Portuguesa) e em resolução de problemas (em Matemática), aplicados a contextos da vida cotidiana. As provas serão aplicadas em 560 escolas, com cerca de 50 mil alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª ou 4ª séries do Ensino Médio.

“Os resultados do SIMAIS contribuem para todo o planejamento estratégico da SEEC, pois, com eles, temos um panorama de como está a aprendizagem dos nossos alunos e onde precisamos atuar para melhorar o ensino”, explica o secretário de Educação do RN, professor Getúlio Marques. 

Os estudantes, que terão o tempo de 2 horas e 30 minutos para concluir, deverão realizar as provas na escola e no turno em que estão matriculados. Desde da sua criação, em 2016, o sistema avaliou cerca de 190 mil estudantes da rede estadual nas áreas de língua portuguesa e matemática.

Os dados aferidos por meio do SIMAIS oferecem subsídios tanto para o trabalho docente como para a implementação de políticas públicas mais adequadas à melhoria do processo ensino-aprendizagem.

A prova também contém um questionário que ajudará conhecer melhor a trajetória escolar e as condições de vida dos estudantes, a trajetória profissional e as condições de trabalho dos docentes e gestores, assim como a realidade da escola e as condições da oferta do ensino da rede estadual. 

A equipe de aplicação é composta pelo coordenador regional, que é responsável por liderar e apoiar o trabalho do Coordenador de Polo, que por sua vez, é responsável pela logística, capacitação e acompanhamento da aplicação dentro das regionais. O Coordenador de escola cuida da organização da aplicação e capacitação dos aplicadores e o aplicador pela aplicação dos testes e questionários, que serão os próprios professores da escola, desde que atuem em turnos diferentes.