Tocantins
26.08.2020Guilherme
Gandara/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou nesta quarta-feira, 26, o seminário ‘Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia’. E para debater os processos de avaliação da educação básica, foi realizada na tarde desta quarta-feira a palestra ‘Avaliação de larga escala (Enem e Saeb): perspectivas e desafios durante e após pandemia’, com a ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), professora Maria Inês Fini, com mediação do secretário Executivo da Seduc, Robson Vila Nova. A live foi transmitida no canal Tv Seduc no YouTube e contou com mais de 3 mil espectadores simultâneos.
A professora Maria Inês fez um breve relato sobre o histórico do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fazendo apontamentos sobre a forma como ambos são utilizados. “O Saeb é uma avaliação do sistema de ensino e não da aprendizagem individual do estudante, ele fornece dados, que junto ao censo escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Enquanto o Enem tem a finalidade de avaliação”, explicou.
Fazendo uma análise do contexto atual, ela reforçou a importância de novos métodos de verificação da aprendizagem, durante e pós-pandemia.
“Não é hora de avaliação tradicional. A hora é de apoiar os professores e as famílias. Como avaliação, temos atividades para serem cumpridas: o registro do trabalho docente; medida do que está no planejamento de 2020, ou seja, uma verificação de quanto do planejamento feito para o ano consta no registro; e o valor. Quando voltarmos, vamos fazer outro tipo de avaliação, que deixe as crianças se expressarem, contarem como foram colaborativas, criativas e solidárias, em um primeiro momento. Depois temos que fazer um trabalho obrigatoriamente coletivo, em que vamos renegociar e replanejar a nossa proposta curricular. A educação saberá cumprir e vai repor todas as aprendizagens que faltarem”, apontou.
Para o secretário Executivo da Seduc, o momento foi importante para agregar as aprendizagens do Seminário.
“Estamos abordando temáticas importantes para repensarmos o fazer educacional e está sendo uma rica oportunidade para o Tocantins a promoção de uma atividade formativa que contribui para a educação e conta com a participação e colaboração de intelectuais consagrados no cenário nacional. Ao tratar das avaliações em larga escala, além das questões que envolvem o Enem e o Saeb, nesta palestra conversamos sobre o cenário e o contexto da avaliação da aprendizagem, em que é oportuno reconhecer e valorizar o esforço das escolas e das famílias na manutenção dos vínculos com o estudante com foco na aprendizagem, associada às questões de ordem emocional e afetiva, que se configuram como especificidades características do processo de ensino-aprendizagem e são condizentes ao momento em que estamos vivendo”, finalizou.
Seminário
Com mais de 10 mil inscritos, a participação surpreendeu a organização do seminário. Só no evento de abertura foram mais de 15 mil visualizações. "Esses números mostram que a realização do seminário atende à demanda dos nossos profissionais. São dois dias de programação intensa para estudarmos juntos e discutirmos a política de avaliação e os novos rumos da Educação no pós-pandemia", enfatizou Adriana Aguiar, titular da Seduc.
Programação
27/08/2020
10h - ‘A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino’ – Malvina Tuttman (ex-presidente do Inep). Mediadora: Amanda Pereira (superintendente de Educação Básica, da Seduc).
14h - ‘Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar’ – José Francisco Soares (ex-presidente do Inep). Mediador: Jhonata Moreira (gerente de Currículo e Avaliação e Aprendizagem, da Seduc.
15h30 - ‘Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas’ - Marialba Carneiro (especialista em Gestão Educacional) e Ladislau Ribeiro (prof. Dr. da UFT). Mediadora: Judite Elizabeth (Undime/TO).
O evento está sendo transmitido via TV Seduc Tocantins - página oficial da Seduc no YouTube.