Paraíba
15.03.2023A Secretaria de Estado da Educação por meio do Programa Integra Educação PB e em parceria com as redes estadual e municipais de ensino aplica até esta sexta-feira (17) a primeira Avaliação Diagnóstica Inicial do Integra deste ano de 2023.
A avaliação, que iniciou ainda em 23 de fevereiro, consiste na aplicação de provas de língua portuguesa e matemática, em formato digital ou impresso, conforme a realidade de cada escola, utilizando a mesma matriz de avaliação do Sistema SAEB.
Participam estudantes do 1° ao 6° Ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino e dos 222 municípios parceiros do Regime de Colaboração Integra Educação. O que representa um montante de aproximadamente 120 mil estudantes avaliados em toda a Paraíba, em pouco mais de 2 mil escolas.
O objetivo da iniciativa é gerar um painel de aprendizagem que permita identificar aluno por aluno, turma a turma, quais habilidades foram consolidadas de um ano para outro e onde o déficit de aprendizagem se apresenta.
Os dados gerados são utilizados dentro do planejamento de cada escola, visando a recomposição de aprendizagem, e também são utilizados para atualizar os materiais e formações do Integra. Que são quase 200 horas de formação continuada para cerca de 11 mil professores das redes de ensino estadual e municipais.