Minas Gerais
20.02.2025A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou, nesta quinta-feira (20/2), a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2025 em todas as escolas da rede estadual de ensino. O objetivo é monitorar o progresso de aprendizado dos estudantes e permitir que professores e especialistas ajustem suas estratégias pedagógicas de acordo com as necessidades específicas da sala de aula. Os testes devem ser aplicados até o dia 14/3.
Realizada anualmente, a avaliação é uma ferramenta essencial para que a Secretaria acompanhe o nível da educação em Minas Gerais. Ela é destinada aos estudantes do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, incluindo também turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Correção de Fluxo. Em 2025, a prova está sendo aplicada nos formatos digital e impresso.
“A SEE, as escolas, e diretores e professores precisam desse diagnóstico para identificar as habilidades dos estudantes e definir quais ações de intervenção devem ser implementadas ao longo do ano letivo,” destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Aplicação
Neste ano, a realização da Avaliação Diagnóstica para as escolas da rede estadual é obrigatória. Para apoiar as equipes regionais e escolares na aplicação dos testes, a SEE/MG preparou um Documento Orientador. As Secretarias Municipais que se interessarem também poderão aplicar a avaliação em suas instituições.
“A prova abrange todos os componentes curriculares e deve ser realizada por estudantes do ensino fundamental, médio e EJA. Além disso, as escolas da rede municipal que desejarem participar têm a oportunidade de aplicar o exame,” acrescenta Kellen.
Estima-se que apenas da rede estadual de ensino, aproximadamente 1,3 milhão de jovens e adultos dos ensinos fundamental, médio e EJA realizem a prova neste ano.
Cadernos
Os cadernos da Avaliação Diagnóstica 2025 são compostos por questões de múltipla escolha, organizadas em níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. A matriz de referência foi elaborada com base nos Planos de Curso da rede estadual de ensino.
Para o ensino fundamental, são oito cadernos: língua portuguesa, língua inglesa, matemática, geografia, história, ciências, educação física e artes. No ensino médio, são 12 cadernos: língua portuguesa, língua inglesa, matemática, geografia, história, filosofia, sociologia, educação física, artes, biologia, física e química.
Para as turmas da EJA, a avaliação é baseada nas habilidades-foco definidas no Caderno Pedagógico com conteúdos específicos para os diferentes períodos.