Avaliação de desempenho marca retorno às aulas do segundo semestre em São Paulo

Gestão

13.08.2015

Nas primeiras semanas deste mês, as cinco mil escolas da rede estadual paulista participam da nova edição da Avaliação de Aprendizagem em Processo (APP). A data é uma orientação da educação às unidades de ensino, que têm autonomia para definir o melhor horário e dia da semana. A avaliação inclui questões de Língua Portuguesa e Matemática, propostas pelo Currículo do Estado de São Paulo. O conteúdo exigido nas provas varia de acordo com o ciclo de ensino.

Aplicado duas vezes ao longo do ano letivo, nos meses de fevereiro e agosto, o exame é obrigatório em todas as escolas com classes do 2º do ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, totalizando um número superior a 3,9 milhões de participantes. A prova tem como objetivo diagnosticar o desempenho dos alunos no primeiro semestre e apontar estratégias para o aprendizado até o fim do ano letivo.

Para garantir a precisão dos dados obtidos nos exames, todos os professores têm à disposição o manual "Comentários e Recomendações Pedagógicas". Com ajuda do documento, os educadores poderão identificar em quais disciplinas os alunos apresentam um bom rendimento e, no caso das dificuldades, como melhorar o aprendizado. Os resultados são utilizados exclusivamente pelas escolas e educadores e não serão divulgados em público.

Os professores também podem efetuar o download dos cadernos do professor na Intranet do servidor. O conteúdo aborda as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática da Avaliação de Aprendizagem e Processo para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Os índices extraídos são utilizados pela Educação para produzir orientações aos educadores, desenvolver programas e projetos que atuem nas dificuldades dos alunos.

Reflexão e discussão dos resultados do Saresp

No dia 12 de setembro, está previsto para ocorrer um encontro para reflexão e discussão dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Neste ano, a prova está prevista para ser aplicada nos dias 24 e 25 de novembro.

Do Portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo