Saeb não altera cronograma em Roraima e 689 escolas recebem provas até 10 de novembro

Roraima

25.10.2023

Em Roraima, a aplicação das provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) iniciou nesta segunda-feira, 23, e segue até o dia 10 de novembro, conforme programado inicialmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação. O resultado serve como indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para elaborar, monitorar e aprimorar políticas educacionais com base em evidências.

“O período de aplicação das provas continua até o dia 10 de novembro, sem alterações. Até lá, serão aplicadas avaliações em 335 escolas municipais, 21 escolas privadas e 333 escolas estaduais, em todos os 15 municípios de Roraima”, afirmou o coordenador do Saeb na Secretaria de Educação e Desporto, Clidenor Honório Filho.

O público-alvo do Saeb engloba alunos matriculados em creches, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3ª e 4ª série do Ensino Médio. As áreas de conhecimento para todas as séries são Língua Portuguesa e Matemática, além de Ciências da Natureza e Ciências Humanas (para estudantes do Ensino Fundamental II).

MUDANÇA

Em 14 Estados, o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela avaliação em todo o País, viu a necessidade de alterar as datas previstas no planejamento do órgão para melhor acomodar a complexidade do processo de aplicação em todo o território nacional e permitir a absorção de intercorrências logísticas.

A data de encerramento foi estendida até 17 de novembro.

Foi o caso de Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rondônia, Paraíba, Sergipe, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

SAEB

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed