#Tocantins
29.09.2021Guilherme Gandara/Governo do Tocantins
Os auxiliares de serviços gerais da sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participaram nesta quarta-feira, 29, de um encontro proporcionado pelo projeto ‘Círculo Diálogo e Paz na Escola’. Desenvolvida por meio de parceria entre a Seduc e o Tribunal de Justiça do Tocantins, a iniciativa tem o objetivo de levar práticas restaurativas para a pedagogia das escolas a fim de mostrar novas formas de construir relacionamentos saudáveis e prevenir conflitos, como parte da implementação da Cultura de Paz a partir da fase de formação dos cidadãos do futuro.
Nessa edição, os auxiliares foram escolhidos para que fosse trabalhado o tema ‘Fortalecimento da equipe de trabalho’. A metodologia, desenvolvida pelas facilitadoras Markes Cristiana, superintendente de Educação Básica da Seduc, e pela professora Karla Azevedo, envolveu atividades lúdicas voltadas para a valorização do outro e reforçar princípios de igualdade, conexão, respeito, liderança e outros valores essenciais para elevar a qualidade de vida e valorização dos profissionais.
Markes destacou que o momento objetivou a interação entre os servidores. “É preciso promover esse tipo de atividade de valorização do profissional e promoção de escuta empática para agregar mais valores e empoderamento às rotinas de trabalho. Quando a equipe trabalha unida e uns conhecem os outros, o trabalho flui melhor, e a meta do Tribunal de Justiça em parceria com a Educação é ouvir, valorizar o compartilhamento de experiências de vida e estreitar as relações entre os profissionais”, ponderou.
Para a auxiliar de serviços gerais Camila Aires, o evento foi uma oportunidade importante para a valorização profissional. “Adorei esse momento de troca, de podermos falar sobre nossos sentimentos, porque mostra uma valorização do nosso trabalho, e contribui para o fortalecimento da nossa equipe”, frisou.
Na quinta-feira, 30, participam do encontro os líderes assessores da Superintendência de Educação Básica, com o tema ‘Fortalecimento da equipe de trabalho’, no período da manhã. No período vespertino, será a vez da equipe de formação do projeto ‘Agenda da Aprendizagem’, que é desenvolvido pela Seduc.
Projeto
Entre 23 e 27 de agosto, foi realizada a formação dos facilitadores da metodologia do projeto com orientadores educacionais das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs) e técnicos da Seduc, que são multiplicadores nas escolas.
O objetivo do círculo de construção de paz é promover a experiência de trabalhar o diálogo e a integração coletiva, escuta empática, vivências e compartilhamento de experiências de vida. Nas 13 regionais e na secretaria foram realizados os círculos de construção de Paz com foco no fortalecimento de equipes de trabalho e do diálogo.