Autismo e sistema Braille são temas de palestras no Centro de Atendimento Educacional Especializado

Tocantins

08.04.2022

O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) promoveu na sexta-feira, 8, atividades em alusão à conscientização sobre o autismo e em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille.  A unidade faz parte da rede estadual de ensino do Tocantins e oferece uma equipe multifuncional para reabilitação de pessoas com deficiência de todas as faixas etárias, matriculadas ou não em escolas.

“Temos profissionais que trabalham com altas habilidades decorrentes de vários espectros para que esses indivíduos desenvolvam seus potenciais e convivam na sociedade de forma resiliente”, explicou a diretora do CAEE e especialista em transtorno do espectro autista, Erotildes Soares Corrêa Nogueira.

A programação desta sexta-feira inclui palestras ministradas por profissionais dos campos da educação, do direito e da saúde, além da participação de pais e alunos assistidos em rodas de conversa. Cada palestrante abordará os desafios e os avanços da luta pela inclusão dos autistas e sobre a deficiência visual sob a perspectiva de suas áreas de atuação.

Célia Alves da Silva é mãe da adolescente Flaviane Lima, de 15 anos, uma das jovens acompanhadas pelo CAEE. Ela conta que sua filha possui limitações cognitivas e dificuldades para se comunicar verbalmente. “Eu procurei o Centro em busca de melhorias para que minha filha consiga melhorar o aprendizado, a comunicação e se torne menos dependente”, disse. 

O CAEE está localizado na quadra ARSO 41 (403 Sul), em Palmas, e iniciou suas atividades há aproximadamente três anos. A unidade oferta atendimentos para a reabilitação de problemas ocasionados por comorbidades, acidentes ou limitações existentes desde o nascimento. Atualmente, estão sendo acompanhadas 70 pessoas que são recebidas semanalmente mediante agendamento prévio.