Aumento de 185% no acesso às aulas virtuais

Distrito Federal

15.03.2021

Plataforma Google Sala de Aula registra mais de 467 mil acessos nos três primeiros dias do ano letivo

Íris Cruz, Ascom/SEEDF

Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Nos primeiros três dias no ano letivo 2021, a plataforma Google Sala de Aula da Secretaria de Educação, usada pelos estudantes da rede pública de ensino no DF, registrou 467.614 acessos. O número é 185% maior que os 163.601 registros do ano passado, quando a ferramenta começou a ser usada.

Para o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (SUPLAV), Ernany Almeida, o aumento expressivo se dá pelo fato de a comunidade escolar estar familiarizada com a mediação das aulas pela tecnologia.

“Conseguimos, através de ações exitosas, mobilizar a comunidade no engajamento à adesão às aulas on-line, de forma que a quantidade de acessos on-line à plataforma, comparados ao número de estudantes matriculados na rede de ensino, são números muito próximos da quantidade de alunos que frequentam a escola normalmente”, diz.

Número de acessos nos três primeiros dias de cada ano
CRE20202021
Brazlândia2.57213.731
Ceilândia57.84870.644
Gama4.49032.920
Guará33819.500
Núcleo Bandeirante2.82826.951
Paranoá41116.760
Planaltina30.02736.185
Plano Piloto19.01866.686
Recanto das Emas86323.366
Samambaia9.98440.190
Santa Maria3.36525.225
São Sebastião2.89715.353
Sobradinho4.63524.770
Taguatinga24.32555.333
Total163.601467.614

img-responsiva Clique no gráfico abaixo e acesse a apuração dos dados ao longo do ciclo

Ainda de acordo com o subsecretário, apesar da pandemia, a rede pública busca aprimorar o processo de aprendizado no meio virtual. “Os dados indicam um grande avanço ao percebermos que os estudantes e responsáveis estão conseguindo acompanhar o que é proposto pelos professores de maneira clara e acessível. A plataforma Escola em Casa, aliada à contratação de Internet reversa, é uma alternativa de ensino eficaz e com grande capilaridade no público-alvo”, acrescenta.

A Secretaria de Educação acompanha a evolução dos dados da plataforma para atender todos os estudantes de forma uniforme e em condições adequadas.

“Estamos fazendo um esforço conjunto executado pela equipe técnica, que deu todo o suporte para que a plataforma Escola em Casa estivesse pronta para uso, com os estudantes cadastrados e habilitados, professores preparados para aderir ao ambiente virtual e ministrar suas atividades. Além disso, há o trabalho realizado junto às Coordenações Regionais de Ensino. Juntos, temos que monitorar o tempo inteiro para que possíveis falhas sejam corrigidas durante o uso da plataforma”, enfatiza Ernany Almeida.