Aulões de véspera do Se Liga No Enem reúnem mais de 7 mil alunos em todo o Estado

Paraí

01.11.2019

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT)realizou nesta sexta-feira (01),em todas as 14 Gerências Regionais de Educação, aulões de véspera de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo primeiro dia de prova acontece domingo (03). Os aulões aconteceram nos polos das Gerências em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape. Em João Pessoa, o Se Liga reuniu mais de dois mil estudantes durante a Expotec, no Centro de Convenções.

O aulão de véspera contou com uma programação especial para tranquilizar os alunos para prova, com orientação emocional, e aulas da área de Linguagens e Humanas, como Redação, Geografia, História, além de entrega dos kits com caneta, água, barra cereal, chocolate e mensagem da Gerência e da Secretaria. Além dos polos das Gerências, os aulões também aconteceram nas escolas de ensino médio de todo o Estado.

Para o Secretário da SEECT, Claudio Furtado, “esse é momento muito proveitoso na nossa Rede. Além da preparação para a prova, ao longo do ano trouxemos aulas motivadoras, que elevam a autoestima dos estudantes. Estamos aqui dando o apoio necessário para as provas que começam no domingo”, falou. 

A estudante egressa da Rede Estadual, Jaqueline Silva, de 42 anos,estava presente no aulão no Centro de Convenções. Ela terminou os estudos em 2009, participou de todos os aulões do Se Liga No Enem 2019 e afirma que “tenho um sonho de cursar Enfermagem ou Serviço Social e vi no Programa Se Liga No Enem a oportunidade de conquistar uma vaga na Universidade. Participei de todos que pude”, disse.

Premiação de Concurso de Redação - Ainda na programação do encerramento da Expotec, foi realizada a premiação do Concurso de Redação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FapesqPB), que teve como tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’ com objetivo de promover, entre alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, a discussão da temática voltada para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, além de preparar os estudantes para oEnem. 

 O concurso de redação aconteceu em três etapas: ‘Escola’, ‘Regional’ (na Gerência Regional) e ‘Estadual’, e contou com participação de 201 escolas da Rede Estadual, com um total de 11.663 alunos da 3ª série do Ensino Médio.A etapa Regional escolheu 33 redações para participarem da Etapa Estadual, que selecionou os 1º, 2º e 3º lugares.

 Os estudantes que alcançaram os três primeiros lugares e o professor orientador do 1º lugar, além de troféus, ganharão “Visita Técnica” ao Vale do Rio São Francisco, onde conhecerão o Centro Nacional do Semiárido (EMBRAPA), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), uma Vinícola e uma empresa de fruticultura. As escolas, alunos e professores orientadores participantes da Etapa Estadual receberão certificados de mérito e participação.

O estudante Joel Belo Martins, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Lins, em São Miguel de Taipú, venceu em 1º lugar; o 2º lugar foi para o aluno Carlos André Ferreira de Sá da Escola Cidadã Integral Técnica Adv. Nobel Vita, em Corema; e o 3° lugar foi para Wesley Vanderson Vieira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio  Dr. José Duarte Filho, em Uiraúna.

Robotec na Expotec – A Expotec 2019, maior feira e congresso de tecnologia da Paraíba, aconteceu do dia 30 de outubro a 01 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. As  ações da SEECT realizadas no evento foram a ‘RoboTec’, competição de robótica de alunos da Rede Estadual; formações Educacional em Robótica e o aulão de véspera do ‘Se Liga no Enem’, que aconteceu nesta sexta-feira no encerramento do evento.

No primeiro dia da Expotec, na última quarta-feira (30), foi realizada a Formação em Robótica Educacional para 100 professores e estudantes líderes de turmas do ensino fundamental.Na quinta-feira (31), a etapa final do Campeonato de Robótica Educacional (Robotec PB) reuniu mais de 150 estudantes e 50 equipes competidoras da Rede Estadual das 14ª Gerências Regionais de Educação (GREs). É a 4º edição do evento, que este ano foi realizado dentro da programação da Expotec 2019. Os estudantes participaram da competição em duas categorias: ‘Segue faixa’ e ‘Corrida sustentável’, foram selecionadas as três melhores equipes de cada categoria, que receberam troféus e certificados. As equipes que ficaram com os primeiros lugares em cada categoria participarão do Campeonato Latino Americano de Robótica (Larc), na Universidade Federal de Rio Grande (FURG- RS) em 2020.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/auloes-de-vespera-do-se-liga-no-enem-reune-mais-de-7-mil-alunos-em-todo-o-estado