Aulões de pré-vestibulares promovidos pelo Governo do Maranhão movimentam sábado de estudantes de todo Brasil

Maranhão

19.10.2020

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) movimentou o último sábado (17) de estudantes maranhenses e interessados de todo o Brasil que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, com lives dos Aulões de Humanas e Biologia, promovidos pelos Projetos ‘Terceirão Não Tira Férias’ e ‘Pré-vestibular Gonçalves Dias– Aprova Brasil’, respectivamente.

As lives, transmitidas pelo canal do Youtube da Seduc, fazem parte do pacote de ações que o Governo do Estado vem adotando para reforçar o trabalho que está sendo executado ao longo dos últimos meses com o ensino remoto.

Os primeiros a comandar o sábado de estudos foram os professores Saulo Formiga, Rafael Carlos, André Luís e Elvis John, que pela manhã e de forma descontraída mostraram toda a interdisciplinaridade das áreas de Geografia, Sociologia, Filosofia e História. Os docentes, além de pontuar alguns dos principais conteúdos que são recorrentes em provas como o Enem e vestibulares, também fizeram resoluções de questões e interagiram com os internautas tirando dúvidas.

“As lives se tornaram uma realidade diária na vida de qualquer estudante do Brasil, e aqui no Maranhão não poderia ser diferente. Estamos buscando levar, para dentro das casas, um pouco mais de motivação e preparo para o Enem. A live desse sábado foi um pouco diferente das anteriores, trouxe aula e resolução de questões para que nossos estudantes consigam entender o que as questões da prova do Enem [e outros vestibulares] querem”, destacou o professor de Geografia, Saulo Formiga.

“Eu achei excelente! Foi muito bacana a interação dos alunos, de quem acompanhou a gente pelo chat, gente que não era só do Maranhão, mas também de outros estados e que estava lá participando. E a proposta desse projeto do Governo de continuar oferecendo essas oportunidades – tanto das videoaulas, quanto das lives – é muito necessária nesse momento de pandemia em que os alunos estão vivendo essa nova realidade, tentando se adequar a esse momento, assim como a gente também está tentando se adequar, e é de uma extrema importância para a continuidade da preparação visando em especial as provas do Enem, UEMA e outros vestibulares tradicionais”, reforçou Rafael Carlos, professor de Sociologia.

O Aulão de Humanas do ‘Terceirão Não Tira Férias’ foi acompanhado por internautas do Brasil inteiro, que, além de perguntas e esclarecimentos de dúvidas, fizeram questão de também deixar seus elogios ao projeto e aos professores ministrantes das aulas.

“Que aulão maravilhoso! Parabéns a todos os professores!”, disse Vilma Gomes, que acompanhou a live em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“Informações importantíssimas. Professores feras!”, reiterou a internauta de Buriticupu–MA, Francisca Ideane.

Pré-vestibular Gonçalves Dias– Aprova Brasil

Já na parte da tarde, foi a vez do time do ‘Pré-vestibular Gonçalves Dias– Aprova Brasil’ comandar a live ‘Aulão de Biologia’, com os professores: Raíssa Costa e Patrick Gomes, do canal Biolodúvidas.

O tema do ‘Aulão de Biologia’ foi ‘Biomas brasileiros’ e a professora Raíssa Costa destacou que este tema em especial foi escolhido para essa discussão, pois já é um assunto recorrente em vestibulares e os estudantes e interessados em conteúdos preparatórios precisam estar atentos a essa temática.

“A gente trouxe aqui hoje um conteúdo de Biomas e impactos ambientais, que a gente nota que já é uma questão/tema de vestibular recorrente e os alunos têm que estar atualizados sobre o que a gente vai falar. Sabemos que esse período de pandemia, para alguns alunos, foi mais difícil e deixou alguns, meio apáticos, com o sonho da aprovação no vestibular um pouquinho mais afastado. Mas, com essa live, a gente traz eles para mais próximo e faz com que eles tenham de novo a sensação de sala de aula e do professor estar ali ajudando. Essa proposta de acompanhamento, promovida pelo Governo do Estado, nesse momento de pandemia é maravilhosa!”, disse a professora.

O professor Patrick Gomes, pesquisador na área de metodologias ativas no ensino de Biologia e fundador e produtor do canal ‘Biolodúvidas’, com mais de 100 mil inscritos no Youtube, também reforçou a importância de projetos como esse – público e gratuito – que incentivam o ensino de qualidade no Brasil.

“Projetos como esse são de fundamental importância. Porque, muitas vezes, a gente está dando aula agora pra quem a gente nem conhece e nos confins de qualquer lugar, e isso é muito legal. Então, aproveitem ao máximo essas oportunidades, compartilhem com seus amigos, façam suas anotações. Essa aula foi milimetricamente calculada para vocês. Esse Projeto do ‘Pré-vestibular Gonçalves Dias’ é ótimo e eu convido a todos a fazer parte desse time, e eu tenho certeza que esses internautas ligarão para os professores desse time e dirão ‘ei, valeu a pena porque eu acreditei no projeto e fui com vocês até o final’”, disse Patrick Gomes.

Vários internautas do Maranhão e do Brasil inteiro também acompanharam o ‘Aulão de Biologia’.

“Na minha cidade nem tem cursinho pré-vestibular, o Governo do Maranhão está de parabéns”, disse a internauta Raquel Ribeiro.

“Essa democratização do ensino, que massa! Muito bom ‘pra’ quem não tem condições de pagar um cursinho, mas tem força de vontade para vencer. Muito obrigado!, complementou o internauta Bruno Martins.