Roraima
19.09.2024Nesta quinta-feira, dia 19, as aulas e atividades presenciais serão retomadas na Escola Estadual Professor Antônio Ferreira de Souza, no bairro Jardim Floresta, no Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves, no bairro de mesmo nome, e no Cadah/S (Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação), no bairro São Francisco.
As três unidades passaram recentemente por reparos gerais na estrutura física e estão prontas para o retorno dos alunos. A ação simboliza o compromisso do Governo de Roraima em proporcionar melhores condições educacionais para os alunos da rede estadual.
Segundo o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, o processo de revitalização foi necessário para garantir um ambiente mais seguro e confortável para estudantes e profissionais.
“As revitalizações foram necessárias para proporcionar um ambiente mais promissor e melhorar, consequentemente, o desempenho pedagógico”, declarou Mikael.
As escolas receberam serviços nas áreas hidráulica e elétrica, pintura geral e revitalização das quadras poliesportivas. Durante a execução dos serviços, as escolas ofertaram ensino remoto a fim de manter o processo pedagógico.
Os estudantes com dificuldades de acesso à internet receberam atividades impressas na sede da escola. Com o retorno das atividades presenciais, no fechamento do 3º bimestre letivo, todos os conteúdos e atividades serão revisados para não causar prejuízo intelectual aos 1.174 estudantes da unidade.
CENTRO ESPECIALIZADO
No Cadah/S, que realiza o atendimento educacional especializado para alunos com indicadores de altas habilidades, as expectativas estão altas para o retorno das atividades, pois o prédio passou por reforma geral e está com nova estrutura para receber os mais de 150 alunos matriculados.
Entre os serviços realizados estão a troca de toda a rede elétrica, troca do piso e do telhado, pintura geral e revitalização da quadra esportiva. Além disso, todas as salas, tanto administrativas quanto de atendimento, estão climatizadas com novas centrais de ar. O Centro também recebeu novos computadores.
“Vamos acolhê-los com muito carinho, porque, mesmo realizando os atendimentos dentro das escolas, com o apoio da comunidade, o ambiente do centro é o mais favorável ao atendimento especializado. Nosso prédio está maravilhoso e nossas salas, todas organizadas para atender ao nosso público”, disse a diretora do Centro, Yasnara Medeiros.
A importância da comunidade escolar na preservação do patrimônio
A Seed reforça a importância da participação da comunidade escolar na preservação dos espaços revitalizados. “Vale ressaltar que a manutenção dessas unidades, tal como estão sendo entregues, é de suma importância, pois se trata de recurso público, e também prezamos pelo zelo do patrimônio público”, destacou o secretário.
Ele reforçou ainda que a gestão das unidades de ensino trabalhará junto à comunidade escolar a sensibilização sobre a preservação do ambiente educacional, orientando os estudantes a cuidarem tanto do espaço e da estrutura física, quanto dos novos mobiliários.
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed