Aulas práticas voltadas à Biomedicina são realizadas na Escola Estadual Dom Aquino

Mato Grosso do Sul

21.09.2023

A Escola Estadual Dom Aquino, de Três Lagoas, em parceria com laboratórios de análises clínicas locais, tem aprimorado a formação dos estudantes, no âmbito da vocação profissional e da pesquisa científica, dois pilares dos 3º anos do ensino médio, considerando que os estudantes estão na reta final da formação escolar na Educação Básica.

A professora Bruna Giacomassi Mariola Pereira desenvolveu aulas práticas em laboratório na disciplina de Biologia, com o tema Tipagem Sanguínea e Fator RH, em que os estudantes puderam observar a aglutinação das células sanguíneas, associando teoria e prática na construção do conhecimento sobre como distinguir a tipagem.

De acordo com a diretora Sandra Giacheta Canisso Maia, “as aulas práticas são imprescindíveis atualmente em nossa escola na área de Ciências Biológicas, pois os estudantes já não se contentam mais apenas com as teorias dos livros restritas em metodologias mais tradicionais”.

Para o coordenador Tiago Augusto, “as aulas práticas não se restringem apenas ao laboratório, pois a SED também nos disponibilizou o laboratório móvel, incentivando essas metodologias mais inovadoras”.

Além de todos os benefícios já elencados, destaca-se que os jovens hoje têm uma nova visão sobre as profissões na área biomédica, a partir das experiências pós-pandêmicas, em que os estudos científicos bem como uma formação mais humanizada precisam ocupar os seus espaços na sociedade atual.

A EE Dom Aquino Corrêa, situada no município de Três Lagoas, tem quase 2 mil estudantes matriculados e atende desde o ensino fundamental II ao ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos das extensões prisionais, o ensino médio noturno e o curso técnico em vendas.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.