Aulas no CEEFMTI Aristeu Aguiar são dinamizadas por meio de Tertúlias Literárias

Secretaria da Educação do ES

26.08.2020

A professora Débora Pirovani, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa, no Centro Estatual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) “Aristeu Aguiar”, em Alegre, implementou na unidade de ensino uma atividade que tem dinamizado a aprendizagem dos alunos das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.

Como prática complementar das atividades letivas, a professora oferta momentos de Tertúlias Literárias –  metodologia que não é uma novidade para as escolas de tempo integral, mas que em tempos de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e de distanciamento social são realizadas no formato on-line.

Com esta prática, várias habilidades são trabalhadas e desenvolvidas, tais como valores morais, escuta ativa, pensamento crítico, respeito ao outro, solidariedade, empatia, dentre outras. “O trabalho com as tertúlias literárias é uma metodologia para auxiliar na formação do cidadão crítico, ativo e consciente que tanto buscamos. É crescente a necessidade de saber ouvir e intervir corretamente em inúmeras situações de nossa vida e o papel da escola enquanto agente formador e transformador é crucial ”, disse a professora.

Luceli de Souza, mãe da aluna Sara, do 6º ano II, destacou que “esses momentos estão sendo enriquecedores para ela (filha), no entendimento dos textos sugeridos, na ampliação do vocabulário e na escuta do ponto de vista dos colegas”. 

“Estava trabalhando e, ao mesmo tempo, ouvindo a aula virtual que a professora Débora prestava aos alunos e fiquei extremamente admirada com a inteligência com que os alunos se comunicavam em relação ao texto da aula. A leitura é o instrumento fundamental para o conhecimento, todos os dias temos algo novo a aprender”, afirmou Mirna Ribeiro, mãe da aluna Lílian, do 6º ano I. 

A coordenadora pedagógica da escola, Nilsilene Gonçalves Pires, falou sobre a importância da atividade. “Quando a professora Débora propôs fazermos a Tertúlia Literária em formato virtual, fiquei muito empolgada, por conhecer as maravilhas que essa metodologia proporciona, mas tinha um pouco de receio, pois os alunos dos 6º anos ainda não tinham vivenciado essa prática na escola, pelo pouco tempo de convivência escolar, já que a pandemia interrompeu as aulas presenciais logo no início do ano letivo. Mas, para nossa surpresa, os alunos entenderam a dinâmica e se apaixonaram pela Tertúlia. É emocionante ver a empolgação e participação deles”, explicou.

Tertúlias Literárias

Tertúlias Literárias são momentos de compartilhamento de pontos de vista sobre textos clássicos da literatura. É uma oportunidade para os alunos, apesar da pouca idade, já terem acesso a esses textos. A leitura é realizada previamente e, no momento da partilha, cada um se inscreve para expor o trecho do qual mais gostou e seu ponto de vista sobre ele.