Aulas na rede estadual começaram nesta segunda-feira

Rio de Janeiro

02.03.2021

As aulas na rede estadual da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) começaram nesta segunda-feira, 01 de março, de uma forma diferente. Devido à pandemia e aos protocolos estabelecidos para garantir a segurança de alunos e funcionários, serão adotados os modelos híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados) ou somente remoto, pelo aplicativo ‘Applique-se’.

A situação de cada município vai depender das bandeiras de classificação de risco da Secretaria de Estado de Saúde, bem como das recomendações do Comitê Científico e das autoridades de saúde municipais.

Para os dois próximos meses, a Seeduc planejou uma ação do chamado Continuum Curricular, trabalhando no mês de março com as competências relativas ao 1º e ao 2º bimestres de 2020 e, no mês de abril, as do 3º e do 4º bimestres de 2020, com materiais integrados (Orientações de Estudos, videoaulas e podcasts). A partir de maio, os conteúdos passarão a abordar os temas referentes à série ou ao ano de escolaridade em que o aluno está matriculado atualmente.

Nos municípios aptos a oferecer aulas presenciais, a Seeduc vai priorizar os 70 mil alunos em situação de maior vulnerabilidade social - cerca de 10% da rede estadual de ensino. Por não possuírem dispositivo eletrônico que dê a eles condições de acompanharem as aulas remotas, os estudantes poderão ir à escola em sistema de revezamento de dias e turmas.

Pais e responsáveis também poderão optar pelo ensino exclusivamente remoto, caso desejem.


Protocolo sanitário

Como forma de assegurar o distanciamento social, as escolas localizadas na Região Metropolitana deverão ter atividades de ensino presencial em horário único, preferencialmente, das 10h às 15h, fora dos horários de pico do transporte público.

Os colégios estão com seus espaços adequados para garantir o distanciamento social e adquiriram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e face shield para os profissionais, além de máscaras para servidores e estudantes. As escolas também contam com dispensers para álcool em gel 70% e tapetes sanitizantes para utilização nas áreas comuns. Todas as unidades escolares, mesmo aquelas localizadas em municípios sem aulas presenciais, permanecerão com a entrega de kits alimentação por agendamento direto com as direções.

Para garantir a saúde de professores e funcionários, todos os profissionais do grupo de risco da Covid-19, que se autodeclararam com comorbidades no final do ano passado ou apresentaram laudo médico este ano, deverão permanecer em atividades apenas remotas.