Aulas inaugurais marcam início do Programa Aprendendo Idiomas nas Escolas no Tocantins

Tocantins

20.08.2019

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Aprimorar as habilidades linguísticas, proporcionando formação e desenvolvimento profissional do corpo docente e discente, em diferentes níveis, é um dos objetivos do Programa Idiomas nas Escolas, cujas aulas inaugurais foram realizadas nessa segunda-feira, 19, em 11 Diretorias Regionais da Educação (DRE).

A meta do Programa é ofertar aulas em polos nas 13 Regionais, mas de todas, Colinas e Dianópolis estão finalizando o processo de seleção dos professores que atuarão na sala de aula.

O secretário executivo da Educação, Juventude e Esportes, Robson Vila Nova Lopes, participou das atividades na Diretoria Regional de Porto Nacional e destacou que o Programa chega para potencializar e diversificar a oferta de ensino na rede estadual. “Ao longo da nossa trajetória, precisamos buscar meios para ampliar as nossas oportunidades educacionais e o Programa Aprendendo Idiomas nas Escolas se destaca como uma importante estratégia formativa”, ressaltou.

Conforme destacou o secretário executivo, a Seduc desenvolve seus projetos com o objetivo de preparar os alunos para a vida. “Precisamos formar para a cidadania, para o mundo do trabalho, para o prosseguimento aos estudos e dar a oportunidade para que as pessoas desenvolvam suas potencialidades e é isso que estamos fazendo com esse programa”, ressaltou.

A titular da DRE de Porto Nacional, Araildes Pinto de Almeida, também destacou a importância dos cursos para o currículo do aluno. “O Programa amplia conhecimentos na área de linguagens, possibilitando o alcance de vagas no mercado profissional. Trata-se de um diferencial para o currículo”, destacou.

Beneficiários

Serão ofertadas ao corpo docente, discente e para ex-alunos os cursos de Redação, Língua Inglesa, Língua Brasileira de Sinais e Redação. Charles Douglas Pereira Lopes já conta com ensino superior, mas viu nas aulas de inglês a possibilidade de melhorar o seu currículo. “Uma iniciativa importante, e quem aproveitar terá todo um diferencial”, pontuou. 

Luiz Eduardo Medeiros Tavares, aluno do 9º ano do Colégio Estadual Marechal Artur da Costa Silva, se inscreveu nos cursos de Inglês e Redação. Para ele, a oferta gratuita do curso abre um leque de oportunidades. “Poder participar de um curso de idiomas, para mim, é muito importante. Como as aulas são gratuitas, esse curso se torna mais acessível a todos os alunos”, completou.

Já o aluno do Centro de Ensino Médio Félix Camoa, onde serão realizadas as aulas, está pensando no caminho que tem que percorrer até um curso superior. “Vou fazer as aulas de Redação, pois quero ingressar em um curso superior e essa é uma parte importante no vestibular, no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Com as aulas, irei aperfeiçoar ainda mais”, disse.

Polos de aulas

  • DRE Palmas - Escola Estadual Frederico José Pedreira
  • DRE Araguaína - Colégio Estadual Jardim Paulista
  • DRE Gurupi - Centro de Ensino Médio de Gurupi
  • DRE Porto Nacional - Centro de Ensino Médio Félix Camoa
  • DRE Araguatins - Escola Estadual Denise Gomid Amui
  • DRE Arraias - Escola Estadual Brigadeiro Felipe
  • DRE Guaraí - Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
  • DRE Paraíso - Centro de Ensino Médio José Alves de Assis
  • DRE Pedro Afonso - Colégio Cristo Rei
  • DRE Miracema - Centro de Ensino Médio Santa Teresinha
  • DRE Tocantinópolis - Colégio Dom Orione