Aulas do Educa-PE são transmitidas de Caruaru

Pandemia

04.05.2021

As aulas do Educa-PE estão sendo transmitidas ao vivo da Escola Técnica Estadual (ETE) Nelson Barbalho, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Abrindo a programação de atividades, nessa segunda-feira (03), os alunos do Ensino Médio acompanharam aulas de química e geografia. Na ocasião, os estudantes dos cursos técnicos de Rádio, Tv e Internet e Produção de Áudio e Vídeo tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores e apoiar a equipe de transmissão em demandas mais iniciais da atividade técnica. A programação segue até a sexta-feira (07).

A intenção de realizar a transmissão no Agreste de Pernambuco é para movimentar as escolas da região e oportunizar uma vivência prática aos jovens no processo de ensino-aprendizagem. Para o professor de química Noel Felix Melo, da ETE Eduardo Campos, em São Bento do Una, a ideia de transmitir as aulas do Educa-PE no Agreste de Pernambuco foi sensacional, pois é uma oportunidade que os professores da Rede Estadual estão tendo de participar desse projeto. 

“Neste momento de pandemia, as ferramentas tecnológicas têm ajudado bastante os professores a ensinarem seus conteúdos. Achei muito interessante a Secretaria de Educação Esportes de Pernambuco idealizar essa ação porque cria-se uma sequência didática quando o aluno pode fazer todo o curso acompanhando as vídeoaulas, os fascículos e os podcasts. É um desafio novo. Acredito que todos nós estamos nos adaptando, tanto professores quanto estudantes, mas eles (os alunos) têm visto isso como mais uma oportunidade e que essa plataforma veio para somar”, ponderou.

De acordo com Mirelly Katarine, 14 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, do curso de produção de áudio e vídeo, da ETE Nelson Barbalho, o estúdio montado em sua escola vai lhe ajudar a aprender funções de sua futura profissão. “Eu escolhi esse curso por causa do meu projeto de vida. Eu quero fazer graduação em comunicação social e o meu curso tem muito a ver com a graduação que eu pretendo fazer, que é jornalismo.  Para mim, é perfeito ter um estúdio desse aqui na escola porque eu posso aproveitar muita coisa daquilo que eu pretendo usar na minha profissão. Além da teoria, a gente precisa da prática, e esse estúdio é uma grande oportunidade para mim”, avaliou. 

O Educa-PE é um ambiente de apoio digital à educação não-presencial em Pernambuco e visa contribuir com a formação dos profissionais da Rede e ampliar a oferta de conteúdos pedagógicos aos estudantes, através de uma educação mediada por tecnologia, de forma inovadora, com qualidade e alinhada às demandas do século XXI. 

O conteúdo é transmitido ao vivo na tv e na internet para o Ensino Médio, para o 9º ano do Ensino Fundamental, de segunda a sexta-feira, e conta também com reprises em horários alternativos. Para os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, as aulas são gravadas e disponibilizadas na internet todas as manhãs. O conteúdo também está disponível na TV Pernambuco (TVPE), TV Alepe, TV Nova, TV Universitária e no YouTube. Na internet, o conteúdo fica disponível para ser acessado a qualquer hora para revisão. 

Inovação - O Educa-PE está cada vez mais multiplataforma e multimídia. A partir de agora, os estudantes da Rede Estadual terão acesso aos fascículos, resumos, desafios, aulas e podcasts referentes aos temas que estão sendo trabalhados pelos professores, por meio de QR Codes. Para fazer download dessas atividades, o aluno deve apontar a câmera do celular para a tela da TV ou do computador. 

“A ideia é ter várias mídias. Além das aulas no Youtube e na TV, você também tem o AVA Educa-PE e o Google Classroom, que as escolas já usam muito bem. Nessa estratégia de estar em muitas plataformas com diversas mídias, surgiu o desenvolvimento dos fascículos, que são aulas em texto de uma forma narrada. Então, vale muito a pena para quem assiste as aulas na escola, quem assiste as aulas do Educa-PE para complementar os estudos, e vale a pena também para quem não está conseguindo assistir as aulas remotas por dificuldade de conectividade, pois eles baixam os conteúdos e acessam a hora que quiser”, explicou o gerente geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, George Bento.