Secretaria de Estado da Educação do ES
03.10.2019Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica, participaram de aulas de campo no Parque Estadual Pedra Azul, que fica em Domingos Martins; e na Gruta do Limoeiro, em Castelo. A atividade foi organizada pelos professores das disciplinas de Biologia, História e Geografia.
A atividade realizada faz parte do plano de intervenção pedagógica e o objetivo foi utilizar os espaços, não formais de ensino para promover uma aprendizagem significativa, articulando a teoria com a prática, compreendendo conteúdos e conceitos relacionados ao meio ambiente e cidadania.
Segundo a professora de Biologia da unidade, Abia Carvalho, a aula de campo contribui para o processo de alfabetização científica e divulgação da ciência. “As aulas de campo despertam outros sentidos e contribuem para um aprendizado significativo, principalmente para os alunos portadores de necessidades especiais que precisam de estratégias de ensino, dando outro olhar na relação homem natureza”, explicou.
O aluno da Educação Especial Wesley Souza de Andrade, disse que aquela foi a sua primeira viagem sem os pais. “Observamos as plantas pelas trilhas e aprendemos que as grutas se formam pouco a pouco. Temos que economizar a água e preservar o meio ambiente, não jogar lixo no chão”, afirmou.
A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Thyaia Freitas Mattos, destacou que “a aula de campo foi muito enriquecedora devido ao contato com o meio ambiente, além da oportunidade de conhecer a biodiversidade, cultura e história dos locais visitados. A participação dos alunos do AEE foi de enorme surpresa, pois interagiram e realizaram todas as atividades propostas”.
Escola Saturnino Rangel Mauro
Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Saturnino Rangel Mauro, em Cariacica, tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pelo Projeto Solares. O grupo de extensão interdisciplinar do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) explora as aplicações para a energia solar. A visita técnica aconteceu no último dia 27 de setembro.
Na ocasião, os alunos das turmas da 3ª série do Ensino Médio participaram de um quiz com perguntas sobre o consumo consciente de energia, fontes alternativas e outras curiosidades relacionadas ao tema. Em seguida, as turmas foram divididas em grupos para que confeccionassem carros de corrida com material reciclado e movidos por placas fotovoltaicas, que foram disponibilizadas pelo Projeto Solares.
A proposta pedagógica tem como justificativa o alinhamento com as novas competências específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ainda com os Sustainable Development Goals, da Organização das Nações Unidas (ONU). A ação também visa trabalhar de maneira transversal os temas que permeiam as fontes de energia e suas tecnologias, promovendo debates e reflexões acerca das questões ambientais, do consumo consciente de energia elétrica, além de preparar os estudantes de maneira mais concreta e fundamentada para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A atividade faz parte do projeto interdisciplinar sobre fontes de energia, desenvolvido pelo professor de Física Vinicius de Oliveira Lima e por membros do corpo docente de outras disciplinas, como Química, Biologia e Geografia.