Aulão preparatório para o Enem será realizado no Mutirão do Conjunto Riviera, em Goiânia

ENEM

27.09.2019

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) vai realizar mais um aulão preparatório para o Exame nacional do Ensino Médio (Enem), aberto a toda comunidade, no mutirão da Prefeitura de Goiânia deste sábado (28/09), no Conjunto Riviera. O aulão será realizado no Colégio Estadual Irmã Gabriela, das 8h às 11h30, e vai focar nas disciplinas de Matemática e Biologia.

Os professores vão aprofundar os temas abordados pelo programa Goiás Bem no Enem, transmitido pela TV Brasil Central (TBC) daquele dia. O programa será projetado no telão para que os estudantes acompanhem sua exibição, às 8h30, na TBC. Além dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino, o evento tem como público alvo toda a comunidade local de estudantes, incluindo aqueles da 1ª e 2ª séries, alunos matriculados na rede privada e participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Programa na TV

Já o Goiás Bem no Enem na TV é ainda mais abrangente. A partir de uma parceria entre a Seduc e a TV Brasil Central (TBC), foram elaboradas vídeoaulas que, desde 20 de abril, vão ao ar no canal 13 todo sábado, das 8h30 às 9h. A reprise ocorre na segunda-feira, às 7h30 e 14h. Quem perder as transmissões pode acompanhar tudo pelo YouTube: www.youtube.com/GoiasBemNoEnem . Didático, o conteúdo é dividido em 30 programas, que serão exibidos até 9 de novembro, abordando os principais temas previstos para o Enem.

No formato virtual, a terceira abordagem do programa é voltada somente para alunos da rede estadual. O estudante pode acessar o conteúdo virtual a partir do site da Seduc. Segundo a coordenação do programa, nessa plataforma estão disponíveis conteúdos extras, lista de exercícios e vídeos complementares, tudo de acordo com a matriz de referência do Enem.

Planejamento estratégico
Melhorar as técnicas de aprendizado, tornar a escola um ambiente mais atraente e investir na formação de professores são compromissos pessoais do governador Ronaldo Caiado. “Podem ter certeza disso, vamos avançar e muito na Educação em Goiás. Temos de buscar qualidade”, informou, chamando a Educação de alicerce da vida.

Desde janeiro, a secretária Fátima Gavioli vem desenvolvendo um trabalho à risca do que foi determinado pelo governador. Desta forma, o Goiás Bem no Enem, que é gerido pela Superintendência de Ensino Médio, vai além de aulas extras; ele influencia a metodologia e pedagogia aplicadas na rede.

Uma das ferramentas utilizadas na Seduc para estimular o aprendizado são as avaliações periódicas às quais toda a rede é submetida. A partir delas, explica Gavioli, é possível ter um feedback sobre o desempenho de cada unidade de ensino. “A gente passa a entender melhor o que os alunos estão errando mais, e então repassamos para os professores de cada escola, para que possam revisar o conteúdo.”

Outro fator determinante para turbinar o aprendizado na rede pública estadual é a liberdade. Segundo a titular da Seduc, cada escola tem autonomia para ouvir o que os alunos querem aprender nas aulas extras e, a partir daí, elaborar um próprio cronograma de reforço ao Enem. Por isso, em algumas unidades os aulões do Goiás Bem no Enem viraram até uma espécie de “corujão”. “Cada escola se organiza para melhor atender às necessidades dos alunos”, garantiu.