Aulão prepara estudantes de Ji-Paraná e de Presidente Médici para prova do Exame Nacional do Ensino Médio

preparatório

25.04.2019

Estudantes de 14 escolas estaduais de Ji-Paraná e de Presidente Médici participaram do “aulão” preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de ingresso ao ensino superior. O evento ocorreu no auditório Leila Barreiros, na terça-feira (10), em Ji-Paraná. Este foi o segundo de sete “aulões” programados para ocorrer na cidade com a finalidade de reforçar o aprendizado em sala de aula.

A estudante Juliana Lacerda termina o ensino médio este ano e pretende entrar na faculdade de administração em uma universidade pública. Estudante do Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon, em Ji-Paraná, a aluna vai prestar o Enem pela segunda vez e disse que as aulas deste segundo encontro foram formidáveis, especialmente a de Matemática, disciplina em que ela diz ter mais afinidade e ser base das graduações que pretende cursar.

“A matemática não é o bicho de sete cabeças que dizem. Pelo contrário. É uma disciplina importante na vida de qualquer pessoa independente da área em que ela pretende atuar”, avalia Lacerda, acrescentando que “o aulão me relembrou ‘truques’ de raciocínio que já tinha até esquecido”. Juliana Lacerda espera pontuar no Enem nota suficiente que garanta vaga em administração ou engenharia civil.

Na segunda edição em Ji-Paraná, o aulão foi realizado nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, redação e geografia. Os professores são das escolas João Bento da Costa e Major Guapindaia, ambas da rede estadual em Porto Velho. No primeiro aulão em Ji-Paraná, em março, os estudantes puderam rever conteúdos de Biologia e História. As aulas foram ministradas por professores das escolas estaduais Alejandro Mayor e Jovem Gonçalves Vilela, ambas de Ji-Paraná.

Os aulões estão ocorrendo desde o mês passado e seguem programados para acontecer uma vez por mês nas cidades sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Paralelamente aos aulões, as escolas promovem simulados regularmente. A coordenadora da CRE de Ji-Paraná, professora Rosângela Marum, destacou a importância dessa aula extraclasse como um incentivador ao estudante a entrar para a faculdade.

“A gente nota a empolgação dos alunos participantes desse modelo de aula, que é descontraído e motivador. A nossa maior satisfação é ao final do ciclo certificar que valeu a pena os esforços e que nossos alunos atingiram a meta, que é entrar na faculdade”, disse a coordenadora. Os aulões preparatórios em todo estado são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).