Ano Letivo
22.02.2016O Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, em Jaraguá, transformou-se, nesta segunda-feira (22), em uma grande sala de aula. Cerca de 900 alunos de todo o Estado participaram da aula inaugural que contou com a presença do governador Renan Filho, do secretário da Educação, Luciano Barbosa e da promotora Cecília Carnaúba, além de gestores, diretores e professores.
A aula magna ficou por conta do educador e mestre Sergio Accioly com o tema: Sou do tamanho do meu sonho!. O professor falou de empreendedorismo, de superação, citou e exibiu vídeos de casos de sucesso de alunos e conseguiu prender a atenção dos adolescentes.
“Propus aos alunos não só enxergar e valorizar o sonho, mas ir em busca da realização. O caminho é árduo, mas com direcionamento que as escolas oferecerão, ele conseguem alcançar seu espaço na sociedade”, afirmou o palestrante.
Cerca de 70 dos mais de 200 ex-alunos da Rede Pública Estadual aprovados em vestibulares no último ano compareceram à aula. Três deles foram convidados a compartilhar suas experiências: Adriana Martins, da Escola Aurelina Palmeira, aprovada em Enfermagem, e as conterrâneas de Coité do Noia, Paula Jordana Silva e Viviane Beatriz, frequentaram a escola estadual Álvaro Paes, naquele município, agora estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
"Recebemos todo o apoio da escola, o professor sempre disposto a
passar todo seu conhecimento. Mas a nossa dedicação é indispensável e,
agora, vem a retribuição", avaliou Adriana.
Os riscos, medos e incertezas da adolescência foram pontuadas por Paula. "Sou de família humilde. Meu pai agricultor e minha mãe professora de séries iniciais. Menina do interior e estudante de escola pública, mas sempre quis Medicina. A escola ofereceu uma base importante, além da minha dedicação. Espero que todos os alunos aproveitem este momento e percebam que também são capazes", desejou a aprovada na Ufal.
Viviane também reconheceu a importância do momento e falou em maturidade para obter conquistas. "É uma oportunidade de conhecer experiências e acordar. Não deixar para a véspera do exame. Aqui eles estão vendo que têm pessoas que acreditam e estão investindo no futuro deles, têm que aproveitar”, declarou.
Em seu pronunciamento, o secretário Luciano Barbosa agradeceu e
destacou a implantação do programa de ensino em tempo integral,
ressaltando o potencial e o compromisso dos docentes, referenciando o
Projeto Rock In Biu, desenvolvido pelo professor de inglês da Escola
Estadual Marcos Antônio, do Benedito Bentes, Lucas Henrique Santos,
pelas apresentações no evento.
"As coisas acontecem na escola. É lá
que está o poder das transformações. Desejo esforço e boa sorte aos
nossos estudantes, para uma Alagoas melhor", destacou Barbosa.