Aula especial aborda gastronomia alternativa na Escola de Práticas Profissionais em Areia

Paraíba

29.08.2023

No último dia 15, a Escola de Práticas Profissionais da Rede Estadual de Ensino, Hotel Escola Bruxaxá Monsenhor Ruy Barreira Vieira, localizada no município de Areia, foi palco de uma imersão única e saborosa. Estudantes do 2º ano do curso de Técnico em Serviço de Restaurante e Bar tiveram a oportunidade de mergulhar nos segredos da gastronomia alternativa, sob a orientação dos alunos de Gastronomia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Areia, Allan e Carla.

Diferentemente de qualquer aula convencional, a experiência foi uma revelação sobre como aproveitar ingredientes de maneira sustentável e criativa. Um dos destaques foi aprender a transformar a casca de banana, muitas vezes descartada, em uma deliciosa carne vegetal. Uma inovação que não só reduz o desperdício, mas também é livre de crueldade animal.

A iniciativa é fruto da articulação entre o professor Júlio César Vilar, da base técnica do 2º ano técnico do Bruxaxá, e os egressos do curso técnico em Gastronomia do IFPB - Campus Areia, Allan e Carla. "Esta não é a primeira vez que colaboramos. Já realizamos uma oficina sobre docinhos funcionais à base de biomassa de banana verde e planejamos outras duas sobre gastronomia alternativa, especialmente voltada para pessoas com limitações alimentares", comenta o professor Júlio César.

A estudante, Dayanny Helena, de 15 anos, expressou sua surpresa e satisfação com a aula. "A experiência de terça-feira foi única. A carne de casca de banana, além de saborosa, mostrou um processo delicado, mas que, no final, vale cada momento de dedicação".

Com um total de 14 alunos participantes, a aula especial simboliza a intersecção entre a educação profissional, a sustentabilidade e a inovação culinária, mostrando que a cozinha pode ser um espaço não apenas de sabor, mas também de aprendizado e consciência ambiental.

Escola de Práticas Profissionais - A Escola de Práticas Profissionais representa um modelo educacional moderno, moldado para atender as demandas do setor produtivo e desenvolver as competências do século XXI. Durante todo o Ensino Médio, os alunos não apenas se aprofundam em aulas teóricas, mas também vivenciam a prática intensamente, com 70% de suas disciplinas focadas em atividades hands-on.

O processo de aprendizagem ainda é enriquecido por opções de vivências práticas em áreas como hospedagem e serviço de bar e restaurante. Além disso, os estudantes são continuamente avaliados não apenas por seus professores, mas também por supervisores, em competências específicas como atendimento, gestão e hospitalidade, garantindo assim uma formação completa e alinhada às necessidades atuais do mercado.