Secretaria de Estado da Educação do ES
30.07.2019Os estudantes das 3ª séries da Escola Estadual João Neiva aprenderam Geometria Espacial de um jeito diferente. A proposta metodológica foi de que os alunos identificassem as partes de um sólido (faces, vértices e arestas) relacionando o objeto com a sua planificação.
A iniciativa foi da professora de Matemática Lucinês Mereles Cerri, que se amparou nos sólidos de Platão, para lecionar sobre Geometria, e que ela não é algo superficial, faz parte do cotidiano e está inserida na natureza. “A aula teve o objetivo de aproximar os alunos do conteúdo de uma forma lúdica, visto que a matemática para muitos ainda é vista com complexidade. Esta é apenas uma parte do planejamento de aulas diferenciadas”, relatou.
Uma das alunas falou sobre participar da atividade. “Construir os sólidos ao invés de só estuda-los em teorias foi muito bom. Fizemos parte do processo, ou seja, pesquisamos, relacionamos e construímos. Um mix de aprendizado”, disse Maria Eduarda Luftz.
Para o estudante Gustavo Rampinelli Costa, foi muito interessante o contato com os materiais e a formação dos sólidos. “Os cálculos e a análise de espaços e medidas foram curiosos e instigantes. Aulas assim nos auxiliam até mesmo na escolha da profissão, porque praticamos o que em muitas vezes ficam restritos a exercícios de conteúdos escritos. A oportunidade também de finalizar as formas em casa, tornou a tarefa de casa mais prazerosa de se fazer, além de exercitar tudo o que foi aprendido na sala de aula e em grupo”, disse Gustavo Costa.
Texto: Soraia Camata