Aula diferenciada de Matemática desperta interesse pela disciplina em Escola de João Neiva

Secretaria de Estado da Educação do ES

30.07.2019

Os estudantes das 3ª séries da Escola Estadual João Neiva aprenderam Geometria Espacial de um jeito diferente. A proposta metodológica foi de que os alunos identificassem as partes de um sólido (faces, vértices e arestas) relacionando o objeto com a sua planificação.

A iniciativa foi da professora de Matemática Lucinês Mereles Cerri, que se amparou nos sólidos de Platão, para lecionar sobre Geometria, e que ela não é algo superficial, faz parte do cotidiano e está inserida na natureza. “A aula teve o objetivo de aproximar os alunos do conteúdo de uma forma lúdica, visto que a matemática para muitos ainda é vista com complexidade. Esta é apenas uma parte do planejamento de aulas diferenciadas”, relatou.

Uma das alunas falou sobre participar da atividade. “Construir os sólidos ao invés de só estuda-los em teorias foi muito bom. Fizemos parte do processo, ou seja, pesquisamos, relacionamos e construímos. Um mix de aprendizado”, disse Maria Eduarda Luftz.

Para o estudante Gustavo Rampinelli Costa, foi muito interessante o contato com os materiais e a formação dos sólidos. “Os cálculos e a análise de espaços e medidas foram curiosos e instigantes. Aulas assim nos auxiliam até mesmo na escolha da profissão, porque praticamos o que em muitas vezes ficam restritos a exercícios de conteúdos escritos. A oportunidade também de finalizar as formas em casa, tornou a tarefa de casa mais prazerosa de se fazer, além de exercitar tudo o que foi aprendido na sala de aula e em grupo”, disse Gustavo Costa.

Texto: Soraia Camata