Aula de robótica e projeto “Óleo velho vira sabão” são realizadas na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha

Mato Grosso do Sul

07.11.2022

A Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Campo Grande, realizou no segundo semestre de 2022 diversas atividades pedagógicas inclusivas com os estudantes protagonistas.

Aula de Robótica

Uma das atividades foi a Aula de robótica, onde os estudantes do Ensino Médio Integral (1º ano A,B,C, 2ºano A,B, 3ºano) interagem com o laboratório de robótica, com a criação de circuito com a protoboard,estudo de código Morse.

O objetivo é ajudar organizar os materiais do laboratório; Interagir com os materiais disposto; Construir robôs com os legos e pesquisar nos livros didáticos do laboratório.

Com o auxílio da professora Débora e da PCPI Andréa Alves Rosa, os estudantes são deslocados até a sala de vídeo onde está o laboratório móvel de robótica e lá interagem com os materiais do mesmo, este momento ocorre nas aulas de física e nas eletivas da disciplina.

Projeto “Óleo velho vira sabão”

 Sob coordenação dos professores Ana Cristina Moura, Diego, Rosana e Andréa, a Unidade Curricular IV Linguagens- Educação Física realizou o projeto “Joga fora não… óleo velho vira sabão”.

O objetivo é proporcionar aos estudantes um estudo sobre o uso, o descarte e a reutilização do óleo vegetal, substância muito utilizada no preparo de refeições mas que, quando usada em exagero e reaproveitada de forma excessiva pode fazer mal à saúde das pessoas.

Além disso, o descarte inadequado dessa substância, no meio ambiente, pode poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera e, apesar de haver vários pontos de coleta desse material, atualmente, a grande maioria da população desconhece ou não faz o descarte adequado.

Dessa forma, é importante buscar alternativas práticas e apropriadas para a coleta e o armazenamento de óleos e gorduras, que poderão ser reutilizados na fabricação de sabão em barra ou líquido, retornando para a comunidade como produtos de limpeza com preço justo e acessível, a fim de intervir, socialmente, por meio de iniciativas responsáveis, conscientes, empreendedoras e com foco na sustentabilidade.

Adersino Junior, SED/MS