Aula de revisão leva conhecimento de Literatura para cerca de 700 alunos na preparação para o Enem

Sergipe

09.07.2019

Cerca de 700 alunos do 3º ano do ensino médio de 19 escolas circunscritas à Diretoria Regional de Educação 8 de Sergipe estiveram no ginásio do Sesi, em Nossa Senhora do Socorro (SE), na tarde desta sexta-feira, 5, onde participaram do projeto "O Enem, o Sonho e Você", do professor Fabiano Oliveira. Em um palco montado no meio da quadra e com o auxílio de um telão e alguns músicos, o professor deu uma aula de Literatura e Língua Portuguesa dinâmica e diferenciada, utilizando músicas e paródias.

Durante a revisão, os estudantes puderam rever conteúdos dessas disciplinas que caem no Exame Nacional do Ensino Médio, como Tipologia Textual, Simbolismo, Modernismo, Gêneros Textuais, Concordância Verbal, entre outros. "Com essa revisão, o nosso objetivo é facilitar o aprendizado de conteúdos que, às vezes, não são observados em sala de aula como deveriam. A gente utiliza um instrumento importante, que é a paródia, trazendo dicas valiosas para os alunos que farão o Enem, e o resultado está sendo muito bom", explicou Fabiano Oliveira.

O projeto passará por todas as Diretorias Regionais de Educação e pretende alcançar os alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual em todos os municípios.

Aprender com música

Os estudantes se mostraram bastante animados com a forma diferenciada de aprender. Foi o caso de Lucas Gabriel Matos, do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão. "Aprender com música é uma maneira de fixar mais os assuntos na mente. Sair da sala de aula e chegar ao ginásio, com um professor que ensina de maneira diferente do que estamos acostumados, é muito bom para a gente relembrar os conteúdos", disse.

Sua colega Luana Lopes Feitosa pretende fazer o Enem para o curso Letras Inglês e disse ter gostado bastante da aula do professor Fabiano Oliveira. "Estimula bastante para que o aluno aprenda mais. Às vezes, por mais que a gente tenha uma forma de estudar nossa, com a música a gente aprende mais, pois é uma maneira mais interativa de ver os conteúdos", afirmou.

A jovem Hilary Pereira dos Santos, do Colégio Estadual João Batista Nascimento, pensa em fazer o Enem para Medicina e elogiou a iniciativa do projeto de revisão com paródias. "A gente assimila mais os assuntos, pois sai das aulas que sempre temos em sala, que às vezes são monótonas. Com música e diversão os adolescentes gostam. A gente se sente valorizado com isso, e eu agradeço muito por essa iniciativa", declarou.

Papo Reto no Enem

A aula interativa do professor Fabiano Oliveira para os alunos do ensino médio da DRE 8 fez parte do projeto "Papo Reto no Enem", uma iniciativa da Diretoria Regional e do Departamento de Educação da Seduc.

Segundo o coordenador pedagógico dessa Diretoria, Adson de Lima Silva, o projeto terá mais ações durante todo o ano, até a véspera do Enem, visando orientar e preparar os estudantes.

A diretora da DRE 8, Marleide Cruz de Araújo, destacou que o professor Fabiano Oliveira tem feito um trabalho de grande relevância em todo o Estado e falou sobre a importância dessa revisão. "É uma aula diferente. Eles trocaram a sala de aula por esse ginásio. Aqui estão alunos do ensino médio do turno da tarde de 19 escolas da rede estadual, com a participação de quase todos os municípios, exceto Santo Amaro das Brotas e Riachuelo, pois só possuem o 3º ano no turno da manhã, mas que posteriormente também estarão alinhados à revisão", afirmou.

O evento contou com a presença da coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seduc, Jonniely Cruz. Ela explicou que todas as diretorias regionais de Educação contarão com a aula de revisão do professor Fabiano Oliveira, através do projeto "O Enem, o Sonho e Você", com o apoio da Seduc. "Ano passado fizemos essa mesma aula dele com algumas escolas da DEA e percebemos a importância de estarmos expandindo esse momento de uma aprendizagem significativa por meio de uma metodologia diferenciada, através da qual os alunos estão tendo a oportunidade de aprender as figuras de linguagem dentro de um contexto mais dinâmico", disse.