Estudantes de escola estadual de Aroeiras visitam a cidade de Areia

Paraíba

30.08.2023

Para conhecer a história, a geografia e a economia local, estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio e egressos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM), Major José Barbosa da cidade de Aroeiras, participaram de uma aula de campo, neste domingo (27), no município de Areia, no Brejo paraibano. A visita guiada passou por diversos pontos turísticos importantes para a história colonial do Brasil.

A proposta da visita foi a de proporcionar aos estudantes o contato na prática com o que foi abordado em sala de aula pelos componentes curriculares. E por meio dos pontos turísticos, os alunos puderam conhecer a geografia, o relevo, a vegetação e o clima da região, como a visita a Reserva Estadual de Pau-Ferro, onde é possível encontrar resquícios de mata atlântica.

No Engenho Triunfo, os estudantes puderam conhecer as fases de processamento da cana-de-açúcar, desde o plantio até a produção de alimentos e bebidas, além do impacto econômico que trouxe para a cidade.

Os visitantes passaram ainda pela Casa Pedro Américo, autor do "Grito do Ipiranga", o Casarão e o Museu do Brejo Paraibano, localizados no campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Theatro Minerva, onde puderam assistir parte do monólogo "Catiço" do artista independente Thiago de Assis, que conta a história dos "Currais do Governo" de 1915 a 1932.

Para o professor de sociologia, Marivaldo Moura, as atividades fora da escola abrem os horizontes dos alunos, principalmente na reta final dos estudos. “Viemos para essa aula prática para possibilitar aos alunos conhecerem o clima, a economia local e principalmente a história do município que é o 4º mais antigo da Paraíba e tem personalidades ícones que fazem parte da história colonial do Brasil”, ressaltou.

Além dos estudantes participaram da visita a professora de história, Luzia de Marilak, o professor de educação física, Izaac Melo e o professor de matemática, Raylson Bernardo, que irá coordenar o projeto de produção de maquetes de casarios históricos. Todos os pontos do passeio foram mostrados pelo guia turístico, Francisco Araújo.