No Amapá
11.01.2021Por Wellington Costa
Egresso da rede estadual de ensino, onde cursou o ensino médio em uma das escolas de tempo integral no Amapá, Hickaro Kauã Santos e Silva pôde desenvolver seu protagonismo ao longo dos três anos do ciclo de ensino – forte da metodologia das Escolas do Novo Saber. Ele viu a oportunidade de ajudar outros jovens com sua atuação como estudante monitor na Secretaria de Educação (Seed).
“Atuando na causa da educação posso ajudar outros jovens a fortalecerem seu protagonismo. Sou um entusiasta das pautas educacionais. Hoje, como monitor, busco fomentar isso nos jovens estudantes da rede”, destacou Hickaro Silva.
Hickaro hoje é acadêmico de engenharia química na Universidade Estadual do Amapá (Ueap). O relato dele pôde ser compartilhado com outros monitores do programa Amapá Jovem que atuam na Seed, durante um encontro nesta sexta-feira, 8, com a titular da pasta, a professora Goreth Sousa. A secretaria conta com 130 monitores, 36 deles atuam em projetos de bandas e fanfarras. Os jovens realizam monitoria em escolas de Macapá, Santana, Mazagão, Oiapoque, Tartarugalzinho, Amapá, Serra do Navio e Laranjal do Jari.
“Capacitar esses jovens para que entendam a política educacional e nos ajudem a sermos um braço da Secretaria da Educação dentro das escolas, diretamente com os estudantes, atuando nas ações de combate à evasão escolar, por exemplo, bem como no engajamento para participação de iniciativas como Jovem Senador, Jovem Cientistas, entre outros”, reforçou Goreth Sousa.
Os monitores são ligados à Gerencia de Protagonismo Estudantil (GPE), setorial da Seed que facilita a interlocução com os estudantes da rede estadual do Amapá. Durante o evento, puderam conhecer mais sobre os programas da Secretaria de Educação e trocar experiências.
“Esses jovens desenvolvem um trabalho importante dialogando com a comunidade escolar e participando ativamente do dia a dia das escolas, um elo que só tem se fortalecido”, comentou Oberdan Alves, gerente da GPE/Seed.