Atletas das artes marciais retomam os treinamentos no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont

Pernambuco

19.08.2020

Na última segunda-feira (17), atletas que praticam lutas e artes marciais foram liberados para voltar aos treinamentos em Pernambuco. Nesta terça (18), um grupo deu início aos treinos no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont. Na ocasião, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e Esportes, distribuiu máscaras para os competidores presentes. Vale destacar que o parque está completamente equipado com lavatórios de mãos, álcool em gel, tapetes sanitizantes e termômetros para aferição de temperatura, tudo para que os atletas e frequentadores possam estar protegidos no local. 

Desde o dia 18 de março sem poder realizar seus treinamentos de karatê, o sensei Manoel Laurentino comemorou poder retornar ao espaço. “Foram muito difíceis esses meses sem atividade física. Trabalho com um público que vai desde crianças até idosos, e o esporte faz parte das nossas vidas. As artes marciais têm o dom de disciplinar, e estava sentindo falta de ministrar minhas aulas e estar com os meus alunos”, comentou. “Demos o primeiro passo. Mesmo treinando com horário reduzido e com um quantitativo menor de alunos - crianças e idosos permanecem afastados dos treinamentos -, estamos felizes com a volta. Vamos assim, aos poucos, pensando na saúde de todos, para que no futuro esteja tudo normalizado”, complementou Laurentino. 

Romário Gomes tem 14 anos e é aluno do sensei Manoel. Ele iniciou no karatê aos 12 e garante que estava com saudade de ir ao Parque Santos Dumont. “Retornei hoje. Estava desde março sem treinar e isso estava me fazendo uma falta danada. É muito bom estar de volta, poder movimentar o corpo, praticar antigos e novos movimentos. Estou muito feliz”, disse. 

Para o superintendente do Santos Dumont, Paulo Henrique Guerra, ver o espaço ser novamente ocupado, ainda que de forma reduzida, é muito satisfatório. “Vínhamos desencadeando um crescimento muito bom no parque e isso foi interrompido pela pandemia. Com essa volta, ainda que gradativa, nos sentimos muito felizes de poder atender novamente a população e os atletas e paratletas. Lembrando, claro, que estamos atendendo todos os protocolos determinados pelo Governo de Pernambuco. A torcida é para que, o mais breve possível, possamos estar com cem por cento da nossa capacidade à disposição de todos os pernambucanos, sempre com foco na melhoria de todas as áreas do parque”, arrematou.