Mato Grosso do Sul
25.04.2025No dia 02 de abril, a EE João Vitorino Marques, em Aral Moreira, realizou uma belíssima acolhida, com filmes, apresentações e a participação ativa dos estudantes, além de uma palestra ministrada pela professora da Sala de Recursos, Juselha Machado, e pela equipe da Educação Especial: Prof. Kaká, Ana Paula, Edilene e Kátia, celebrando o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo - TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o autismo atinge uma em cada 100 crianças globalmente. O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira (2), foi estabelecido em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o TEA e reduzir o estigma associado às pessoas com esse transtorno do desenvolvimento neurológico.
O evento contou também com o apoio da direção, coordenadores, professores, administrativos e estudantes da escola, que se empenharam para tornar o evento ainda mais significativo. “Foi um momento de muito aprendizado. Nossos sinceros agradecimentos a todos pela dedicação e empenho”, ressaltou a equipe organizadora.
Por meio deste projeto, os estudantes vivenciaram valores como empatia, generosidade e responsabilidade social ao se envolverem ativamente nas atividades do Dia do Autismo. O objetivo é trabalhar a inclusão e a aprendizagem de estudantes com autismo, além de conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor.
"O foco principal é garantir que todos os estudantes sejam protagonistas de sua própria aprendizagem", afirmou o diretor Djalma Santos, destacando a importância da inclusão no ambiente escolar.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar